Bolsas mundiais em queda, falas do Fed e o que move o mercado hoje

O relator da PEC dos Combustíveis, senador Fernando Bezerra, deve apresentar o relatório nesta manhã, após ter adiado novamente ontem

Os índices futuros em Wall Street e as bolsas europeias operam em leve queda nesta quarta-feira (29), uma vez que as preocupações com uma possível recessão global continuam assustando o mercado. Os EUA divulgarão a leitura final do seu Produto Interno Bruto (PIB) referente ao primeiro trimestre deste ano.

O Fórum do Banco Central Europeu (BCE) contará com a presença dos presidentes dos mais importantes bancos centrais do Ocidente, como Jerome Powell (Federal Reserve), Christine Lagarde (BCE) e Andrew Bailey (Banco da Inglaterra).

No Brasil, dados do IGP-M darão novos indicativos de como a inflação está se comportando, já que a última leitura do IPCA apontou para um início de queda dos preços ao consumidor. Conforme divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta manhã, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,59% em junho, ante 0,52% no mês anterior.

Além disso, o relator da PEC dos Combustíveis, senador Fernando Bezerra, deve apresentar o relatório já nesta manhã, após ter adiado novamente ontem.

Bolsas da Ásia

Os índices asiáticos encerraram em queda nesta quarta, após ganhos acentuados na sessão anterior, pressionados pela liquidação em Wall Street e pelas novas tensões geopolíticas.

Ao mesmo tempo, o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, acrescentou na última terça-feira (28) cinco empresas da China a uma lista de proibição comercial por supostamente apoiarem a base industrial militar e de defesa da Rússia.

Agenda econômica

▪️ IGP-M deve avançar para 0,70% em junho (8h);
▪️Alemanha: Leitura preliminar de junho da inflação ao consumidor (9h);
▪️Relator da PEC dos Combustíveis, senador Fernando Bezerra, apresenta parecer (9h30);
▪️EUA: Leitura final do PIB/1Tri deve registrar queda de 1,5% (9h30);
▪️Guedes participa de seminário transmitido pelo canal da Receita no Youtube (9h30);
▪️Portugal: Fórum do BCE com participação de Christine Lagarde, Jerome Powell e do presidente do BoE, Andrew Bailey (10h);
▪️EUA: Estoques de petróleo do DoE têm previsão de queda de 800 mil barris (11h30);
▪️Reunião extraordinária do CMN (11h30);
▪️EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, fala (14h05);
▪️Governo Central deve ter déficit primário de R$ 30,638 bilhões em maio (14h30);
▪️Secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, concede coletiva para comentar dados do Governo Central (15h);
▪️Governo lança Plano Safra 2022/23 (16h30);
▪️China: PMI industrial de junho (22h30).

*Com BM&C Now e BDM

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas