Bolsas se recuperam, Petrobras perto de eleger novo CEO e o que move o mercado

O Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, discursa, neste momento, no X Fórum Jurídico de Lisboa

As bolsas internacionais e os índices futuros dos Estados Unidos sobem nesta segunda-feira (27), com o mercado já precificando os riscos de uma estagflação e o aperto monetário sendo aplicado pelos bancos centrais, principalmente o Federal Reserve.

Na semana, a agenda de indicadores norte-americana estará relativamente esvaziada, com os investidores no aguardo dos números de encomendas de bens duráveis hoje.

No Brasil, o foco ficará por conta das medidas adotadas pelo governo que podem elevar o risco fiscal , como o aumento no valor do Auxílio Brasil – para R$ 600 –, do auxílio-gás, além da criação do voucher aos caminhoneiros de R$ 1 mil. O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) deve entregar o relatório da PEC 16, cuja proposta serve para implementar as medidas, que valerão até o final de 2022.

No cenário corporativo, o conselho de administração da Petrobras (PETR4;PETR3) deve eleger hoje Caio Paes de Andrade para o comando da estatal.

Além disso, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, discursa, neste momento, no X Fórum Jurídico de Lisboa.

Entre os indicadores desta manhã, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,13% na terceira quadrissemana de junho, acelerando em relação ao ganho de 0,04% observado no segunda quadrissemana do mês, conforme mostra a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Ainda entre os índices, o Índice Nacional de Custo da Construção–M (INCC-M) subiu 2,81% em junho, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou taxa de 1,49%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Bolsas da Ásia

O mercado acionária da Ásia encerrou as negociações de hoje em alta, com as ações na China subindo pela terceira sessão consecutiva.

Os setores de turismo e consumo lideraram os ganhos na bolsa chinesa, depois que o principal chefe do partido em Xangai declarou vitória sobre a Covid-19, uma vez que a cidade informou não ter novos casos locais da doença pela primeira vez em dois meses.

Agenda econômica

▪️ Alemanha: G7 discute proposta para impor limite aos preços do petróleo russo;
▪️ Portugal: Fórum do BCE;
▪️ Fipe: IPC da 3ª quadrissemana de junho (5h);
▪️ Roberto Campos Neto participa de palestra no 10º Fórum Jurídico de Lisboa (6h);
▪️ FGV: INCC-M de junho (8h);
▪️ EUA/Dept°. do Comércio: encomendas de bens duráveis em maio (9h30);
▪️ FUP convoca protesto contra a indicação de Caio Paes de Andrade à presidência da Petrobras, no prédio da estatal, no Rio de Janeiro (10h);
▪️ Reunião extraordinária do conselho de administração da Petrobras para deliberar sobre indicação de Paes de Andrade para o comando da estatal (11h);
▪️ EUA/NAR: vendas pendentes de imóveis em maio (11);
▪️ Balança comercial semanal (15h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Nova York, Jon Williams, modera debate antes de jantar do Prêmio de Excelência em Liderança Peter G. Peterson (19h30).

*Com BM&C Now e BDM

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas