
Se você acabou de chegar ao mercado de renda variável, é bom que conheça o que é o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Essa sigla será sua parceira mensalmente – e é melhor que você não esqueça dela, principalmente se realiza day trade.
Diferentemente dos investimentos em renda fixa, no mercado de variável, o investidor deve calcular e recolher o próprio Imposto de Renda – através do DARF. Ele funciona como uma guia utilizada para o pagamento de impostos, contribuições e taxas à Receita Federal.
Ao contrário dos investimentos de renda fixa que você já deve estar acostumado a fazer, na bolsa de valores quem precisa calcular e recolher o Imposto de Renda é o próprio investidor. O DARF é a ferramenta utilizada para fazer isso e o Velotax te ajuda a calcular e emitir a guia de forma rápida e prática.
Quem precisa emitir DARF?
Precisa emitir um DARF quem tem tributos federais para pagar. É o caso de operações na Bolsa de Valores que incluem: day-trade, ações, opções, BDRs, ETFs, commodities, fundos imobiliários, entre outros.
Vale lembrar que calcular e pagar imposto é uma coisa, e fazer a declaração anual é outra.
“O cálculo deve ser feito mensalmente, sempre que ocorre vendas, e não importa se você teve lucro ou prejuízo – é necessário calcular. É aqui que você gera o DARF e paga, quando necessário”, alerta Victor Savioli, Co-fundador do Velotax e analista CNPI.
Quando o investidor precisa pagar DARF?
O investidor que vive diariamente o mercado de renda variável precisa emitir e pagar um DARF sempre que realizar operações que registrem ganho de capital. No caso das ações, se somarem vendas acima de R$20 mil durante o mês será necessário realizar o pagamento.
Outro ponto, por exemplo, será necessário pagar quando houver operações de day trade (compra e venda no mesmo dia) com ações, a alíquota de IR é de 20%.
Quer saber como calcular o imposto a pagar e o lucro? O jeito mais fácil que existe para fazer todos esses cálculos é utilizando o Velotax , pois ele sincroniza automaticamente com a própria bolsa brasileira, a B3, e faz as contas para você.
Conheça mais sobre o assunto no vídeo abaixo e no site do Velotax.
https://www.youtube.com/watch?v=heT0BgRGpkY