Os índices futuros dos Estados Unidos sobem na manhã desta quarta-feira (15), em um dia importante para os mercados, que contarão com as decisões de política monetária do Federal Reserve (Super quarta) e do Banco Central brasileiro. Após a inflação norte-americana ter apontado nenhum arrefecimento, os investidores sobem as apostas para uma alta mais agressiva nos juros, de 0,75 ponto percentual.
No Brasil, o BC provavelmente irá realizar uma alta de 0,5 p.p. na taxa Selic, mas a principal novidade que o mercado aguarda é se o ciclo de alta se estenderá para a próxima reunião ou se encerra hoje. Na semana passada, o IPCA apontou uma queda na inflação acumulada de 12 meses.
Além das decisão de política monetária, os EUA terão as divulgações de vendas no varejo, atividade industrial e estoques de petróleo entre os indicadores econômicos.
No cenário doméstico, a Fundação Getulio Vargas divulgou nesta manhã o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) e mostrou que variou 0,74% em junho. No mês anterior, o índice havia registrado alta de 0,10%. Com esse resultado, o índice acumula alta de 8,53% no ano e de 10,40% em 12 meses.
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas encerraram mistas nesta quarta, e as ações da China subiram para máximas em mais de três meses.
O índice de Hong Kong também registrou alta depois que dados mostraram um crescimento surpreendente na produção industrial em maio, e à medida que os investidores esperam mais suporte para alimentar a retomada do crescimento.
Agenda econômica
▪️ FGV: IGP-10 deve ter alta de 0,78% em junho (8h);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: vendas no varejo em maio (9h30);
▪️ EUA/Fed de NY: índice de atividade industrial Empire State de junho (9h30);
▪️ Paulo Guedes tem reunião virtual com a diretora de Ratings Soberanos para Américas da Agência Fitch, Shelly Shetty (10h);
▪️ CNI: Índice de Evolução da Produção em maio (10h);
▪️ EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 10/06 (11h30);
▪️ Reino Unido: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento da London School of Economics (13h20);
▪️ EUA: Decisão monetária do Fed, seguida de coletiva de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell (15h);
▪️ Ministério da Economia divulga primeira parcial de junho da balança comercial (15h30);
▪️ BC anuncia decisão do Copom para a Selic (após as 18h30).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.