O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (15), tentando interromper uma sequência de oito quedas consecutivas.
Às 16h26, o principal índice da B3 subia 1,52%, aos 103.615 pontos.
O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) decidiu aumentar, nesta quarta-feira, a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual, para um intervalo entre 1,5% a 1,75%.
Jerome Powell, presidente do Fed, destacou que alta de 0,75 ponto percentual é incomum, e que espera que não se torne comum. “Alta de 0,50 ou 0,75 ponto percentual é mais provável na próxima reunião”. O presidente disse que está comprometido em controlar a inflação. “Temos instrumentos efetivos para lidar com a inflação”, afirmou.
No Brasil, o BC provavelmente irá realizar uma alta de 0,5 p.p. na taxa Selic, mas a principal novidade que o mercado aguarda é se o ciclo de alta se estenderá para a próxima reunião ou se encerra hoje. Na semana passada, o IPCA apontou uma queda na inflação acumulada de 12 meses.
Entre os indicadores do dia, as vendas no varejo dos Estados Unidos caíram inesperadamente em maio, quando as compras de veículos a motor diminuíram em meio à escassez e os preços recordes da gasolina impedira gastos em outros bens.
As vendas no varejo caíram 0,3% no mês passado, disse o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Os dados de abril foram revisados para mostrar aumento das vendas de 0,7% ao invés de 0,9% como relatado anteriormente.
Aqui no Brasil, a produção industrial apresentou um crescimento no mês passado, com o índice de evolução passando de 46,5 pontos em abril para 53,6 pontos em maio, conforme mostrou a Sondagem Industrial realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O emprego no setor industrial também apresentou crescimento, com o índice de evolução do número de empregados alcançando 51 pontos no quinto mês deste ano, aumentando 0,5 ponto em relação a abril.
Com Reuters