A startup Quinto Andar anunciou que está com 40 vagas abertas exclusivas para mulheres da área de tecnologia, apenas dois meses depois de realizar uma reestruturação e demitir uma parte dos funcionários.
A abertura das novas vagas gerou questionamentos, inclusive entre os trabalhadores dispensados. “Me demitiram por que, então? Poxa”, escreveu uma internauta. “Gente, está na cara que foi para diminuir o salário. Cadê a Justiça do Trabalho nisso aí?”, opinou outro. “Quando vi pensei a mesma coisa: Ué? Demitiram mãe de família e agora vem com essa conversa?”, questionou mais uma.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, cerca de 800 trabalhadores foram demitidos em abril, equivalente a 20% do total de 4.000 colaboradores. A redução no quadro de colaboradores aconteceu em todos os setores da empresa, incluindo tecnologia, marketing e recursos humanos, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Procurada pela reportagem, a empresa afirmou que a redução foi de apenas 4% do total da equipe e que teve como objetivo a repriorização de projetos, por isso algumas funções deixaram de existir.
Em nota, a Quinto Andar disse ao portal BM&C News:
“Em abril deste ano, repriorizamos projetos e iniciativas internas, buscando crescimento mais eficiente. Por conta disso, alguns times e funções deixaram de existir. Desde então, seguimos focados no desenvolvimento de negócios estratégicos e no crescimento da empresa. No primeiro trimestre deste ano, registramos crescimento recorde nos negócios de compra e venda e aluguel. Lançamos recentemente a Rede QuintoAndar, novo serviço voltado a parcerias com imobiliárias, visando o desenvolvimento do mercado de moradia como um todo, e estamos expandindo nossa operação para além dos centros urbanos, com a chegada a 22 novas cidades desde o início de 2022. O desenvolvimento destas iniciativas, que foram priorizadas como vetores de crescimento, geram oportunidades e anunciamos a decisão de focar todas as posições abertas hoje em Tecnologia em vagas afirmativas para o público feminino. Nosso propósito, enquanto empresa, é o de abrir portas para o morar melhor, e, para o desenvolvimento de novos serviços e soluções de qualidade, e que se adequem ao mercado, é imprescindível contarmos com times diversos, que representem de fato a sociedade na qual vivemos”.
Patrocínio do BBB
Anteriormente, a companhia já vinha recebendo críticas após firmar acordo milionário para patrocinar o reality show Big Brother Brasil em meio à onda de demissão em massa. De acordo com informações do Meio e Mensagem, a Globo teria pedido cerca de R$ 11,8 milhões para empresas da mesma categoria do QuintoAndar aparecerem no programa.
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