O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (14), com agentes financeiros preferindo cautela antes da decisão de política monetária nos Estados Unidos.
O principal índice da B3 encerrou em baixa de 0,52%, aos 102.063,25 pontos.
As varejistas ficaram entre as maiores quedas do Ibovespa: Via (VIIA3) -10,20%, Magazine Luiza (MGLU3) -4,87% e Americanas (AMER3) -4,25%.
Vale (VALE3) teve leve queda de 0,20%, CSN (CSNA3) caiu 1,68%, Gerdau (GGBR4) recuou 2,27% e Usiminas (USIM5) teve baixa de 2,60%.
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram 0,90% e 1,13%, respectivamente.
Os papéis da Eletrobras (ELET3) lideraram as altas do índice, com +3,37%. Hoje ocorreu a cerimônia de privatização da companhia.
Maiores altas: Eletrobras ON (ELET3) +3,37%, CPFL Energia (CPFE3) +3,15%, Eletrobras PNB N1 (ELET6) +2,36%. WEG (WEGE3) +1,81% e Totvs (TOTS3) +1,30%
Maiores baixas: Via (VIIA3) -10,20%, CVC (CVCB3) -6,70%, Positivo (POSI3) -5,94%, CSN Mineração (CMIN3) -5,33% e BRF (BRFS3) -5,32%
Confira os destaques desta terça-feira:
Eletrobras (ELET3;ELET6)
Foi realizada, nesta terça-feira (14), a cerimônia de capitalização da Eletrobras, junto com o Governo Federal e a B3. Durante a cerimônia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a operação “mexe com todas as dimensões da sociedade”.
“A Eletrobras está livre, está capitalizada. Ela é a garantia da segurança energética do Brasil. Estamos devolvendo a liberdade [da companhia] para voar”, disse.
Segundo Guedes, a privatização da empresa vai aumentar sua capacidade de investimento. “A companhia é como um filho que saiu de casa, não precisa mais de proteção do estado. Tinha esgotado a capacidade de investimento, estava perdendo fôlego. Ela precisa investir R$ 16 bilhões ao ano só para garantir sua fatia de mercado, mas não conseguia investir mais do que R$ 3 bilhões.”
Suzano (SUZB3)
A Suzano anunciou nesta terça-feira a criação da Suzano Ventures, um projeto da fabricante de celulose para investimento em startups no Brasil e no exterior, segundo comunicado ao mercado.
A Suzano Ventures terá 70 milhões de dólares para investimentos e o foco será em tecnologias e aplicação de biomassa celulósica, embalagens celulósicas, empresas de agrotecnologia que acelerem a produtividade agroflorestal e captura, mensuração e gestão de carbono, disse a empresa.
CVC (CVCB3)
O grupo de turismo CVC Brasil lançou nesta terça-feira uma oferta primária de ações para captação de cerca de até 477 milhões de reais junto ao mercado.
A empresa utilizará parte do montante levantado para reforço do capital de giro, visando desenvolvimento de sua estratégia de crescimento. A companhia disse no início do mês que vem observando elevação na demanda por viagens.
A CVC ofertará, inicialmente, 46,5 milhões de ações ordinárias, montante que pode ser acrescido em até 25%, ou 11,625 milhões de ações, em caso de lote adicional.
A companhia disse que pode captar até 477,2 milhões de reais com a oferta, caso o lote adicional seja integralmente colocado e com base no fechamento de suas ações na véspera, a 8,21 reais cada. O valor é meramente um indicativo, já que a definição de preço por ação no âmbito da oferta ocorrerá em 23 de junho após consulta com participantes do mercado.
Com Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.