As bolsas europeias operam em queda na manhã desta quinta-feira (9), com o mercado no aguardo da decisão da política monetária do Banco Central Europeu. Outra expectativa é para a coletiva da presidente do BCE, Christine Lagarde, que poderá indicar a possibilidade de um aumento na taxa de juros na próxima reunião. O que espera-se é que os juros se mantenham em 0% na decisão que sairá hoje.
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam em alta, após Wall Street quebrar uma sequência de duas altas consecutivas no dia anterior. Os investidores continuam em busca de sinais de desaceleração do crescimento econômico antes da leitura do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de maio. Os dados servirão de base para o Federal Reserve, que enfrenta um desafio de controlar a inflação e levar dentro da meta sem provocar uma recessão na maior economia do mundo.
O campo político brasileiro, por sua vez, continua em pleno vapor, uma vez que o governo e o Congresso buscam aprovar os projetos em tramitação com o objetivo de reduzir os preços dos combustíveis, mas a Petrobras (#PETR3; #PETR4) já sinalizou que pretende continuar aplicando novos reajustes para não gerar desabastecimento. A queda de braço deve perdurar por um longo período.
A agenda econômica ainda reserva dados da inflação brasileira, com o mercado na expectativa de uma queda no acumulado de 12 meses, para 11,84%. Em abril, o IPCA ficou em 12,13%. Além disso, a Eletrobras deve publicar a precificação da sua oferta de ações para privatizar a companhia. Segundo informações do jornal Valor Pipeline, o follow on da empresa energética teve uma demanda próxima de R$ 60 bilhões.
Nesta manhã, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, e apontou que subiu 0,19% na primeira quadrissemana de junho, desacelerando em relação ao ganho de 0,42% observado no mês de maio.
Já o IPC-S da primeira quadrissemana de junho de 2022 subiu 0,79% e acumula alta de 10,44% nos últimos 12 meses, conforme divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda, e as ações chinesas interromperam uma série de quatro sessões de ganhos para encerrarem baixa nesta quinta. Os papéis de crescimento lideraram as perdas, depois que partes de Xangai começaram a adotar novas restrições contra a Covid-19.
Agenda econômica
▪️ Encontro de Bolsonaro e Biden na Cúpula das Américas;
▪️ Eletrobras define preço de ações na oferta que resultará na privatização;
▪️ Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de junho (5h);
▪️ FGV: IPC-S Capitais da 1ª quadrissemana de junho (8h);
▪️ Zona do euro: Decisão monetária do BCE (8h45);
▪️ IBGE: IPCA de maio projeta mediana de 0,60%, na margem (9h);
▪️ IBGE: INPC de maio (9h);
▪️ IBGE: INCC/Sinapi de maio (9h);
▪️ Paulo Guedes participa da abertura do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (Abras), de forma virtual (9h);
▪️ Zona do euro: Coletiva de imprensa da presidente do BCE, Christine Lagarde (9h30);
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 28/05 (9h30);
▪️ Jair Bolsonaro participa de Fórum da Abras, de forma virtual (15h);
▪️ Peru: Decisão de política monetária do BC (20h);
▪️ China/NBS: CPI e PPI de Maio (22h30).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.