O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (8), quase perdendo o patamar de 108 mil pontos no pior momento, pressionado pelo recuo das bolsas nos Estados Unidos na esteira do movimento dos Treasuries, além de preocupações com o cenário fiscal do Brasil.
Nas principais notícias do dia, a agenda política está no centro das atenções, com o governo e o Congresso se movimentando para tentar reduzir os preços dos combustíveis. Hoje, o senador Fernando Bezerra apresenta o seu parecer do projeto que limita a 17% a alíquota do ICMS.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, já comentou que levará para votação as duas PECs que reduzem os preços até o recesso parlamentar, em 15 de julho, caso o Senado aprove o PLP 18.
Entre os indicadores, os preços de commodities agrícolas e combustíveis pressionaram e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 0,69% em maio, depois de subir 0,41% em abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O resultado do mês ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 0,79%, e levou o índice a acumular nos 12 meses até maio alta de 10,56%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,55% em maio, acima da taxa de 0,19% no mês anterior.
Na Europa, os mercados monetários aumentaram suas apostas em altas dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira para precificar um aumento acumulado de 0,75 ponto percentual até setembro.
Com a expectativa de que o banco comece a subir os juros em julho, os operadores esperam agora que os movimentos incluam uma rara elevação a de 0,50 ponto em uma única reunião até setembro, antecipando a perspectiva ante outubro, como era calculado na sexta-feira.
A próxima reunião de política monetária do BCE será realizada na quinta-feira.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de -1,55%, cotado a 108.367,67 pontos.
O dólar comercial fechou em alta de +0,33%, cotado a R$ 4,8901
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda. O S&P 500 fechou caindo em -1,08% (4.115,72), a Dow Jones registrou variação negativa de -0,81% (32.910,38), enquanto a Nasdaq encerrou o dia em queda de -0,73% (12.086,27).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.