O Ibovespa opera em baixa nesta terça-feira (7), na mesma direção dos principais índices acionários dos Estados Unidos.
Às 10h38, o principal índice da B3 tinha desvalorização de 0,37% aos 109.780 pontos.
O mercado repercute a proposta do governo de acordo com governadores para reduzir a carga tributária dos combustíveis e tentar diminuir a pressão inflacionária no país.
Pela proposta, se os governadores zerarem o ICMS do diesel e gás de cozinha, o governo federal zera o PIS/Cofins e a Cide da gasolina e do etanol, e ainda promete ressarcir as perdas de arrecadação dos Estados.
Entre as notícias do dia, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do Brasil renovou no mês passado um pico desde dezembro, refletindo a melhora no quadro sanitário e aquecimento da atividade econômica, informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,4 ponto em maio, a 80,9 pontos, nível mais alto desde o fim de 2021 (81,8). Em abril, o indicador também havia tocado a máxima desde dezembro passado.
Ainda por aqui, a indústria de veículosapresentou uma produção de 205,9 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, um crescimento de 10,7% em maio ante abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela associação de montadoras, Anfavea.
As vendas, por sua vez, foram de 187,1 mil unidades, alta de 27% na comparação mensal, impulsionada em parte por um período maior de atividade. Nos cinco primeiros meses de 2022, o setor acumulou 888,1 mil veículos produzidos e 740 mil vendidos no mercado interno, o que corresponde a quedas de 9,5% e 17%, respectivamente.