Nova CNH: entenda como será novo modelo da habilitação

Emissão do documento começa nesta quarta-feira (1°). Motoristas podem optar entre documento físico e digital.

Nesta quarta-feira (1), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitido. O novo documento terá tradução em três idiomas e poderá ser substituído à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a mudança em dezembro do ano passado, através da resolução n° 886. 

Confira as principais mudanças no novo modelo da CNH:

Segundo a resolução do Contran, não é necessária a troca imediata para o novo modelo. A substituição deverá ocorrer à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.

Em relação à antiga CNH, continuará valendo em todo o Brasil até sua data de validade. Ou seja, o novo modelo não invalida a antiga documentação. O novo documento pode ser expedido de qualquer maneira, seja em meios físico, digital ou ambos. A escolha fica a critério do motorista.

Sobre a segurança do documento, o Ministério da Infraestrutura informou que o novo documento tem mais dispositivos de segurança do que o anterior. De acordo com a pasta, um deles é uma tinta especial fluorescente que brilha no escuro, além de itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, o que dificulta as falsificações.

Nova CNH

A nova documentação contém elementos gráficos para evitar falsificação e fraudes. Na primeira coluna da CNH terá a categoria da habilitação, seguida por uma figura do automóvel e a indicação se o dono está habilitado para dirigir aquele veículo. Além disso, contém informações em relação ao exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

O documento indica se o motorista tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra “D”.

Além disso, a nova CNH segue com o QR Code, que já está disponível nos documentos emitidos a partir de 2017.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas