Terminou nesta terça-feira (31) o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022. Ao todo, foram entregues 36,3 milhões de declarações, superando a expectativa da Receita Federal que era de 34,1 milhões.
Quem é obrigado a declarar e perdeu o prazo está sujeito a multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda, podendo chegar a 20% do valor devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
O contribuinte que não enviou dentro do prazo pode entregar a declaração retificadora já a partir desta quarta-feira (1º), mas terá que realizar o pagamento da multa.
Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, o cidadão não pode fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.
Como regularizar o Imposto de Renda?
Quem perdeu o prazo terá que baixar o programa do Imposto de Renda 2022 pelo computador ou celular. A declaração também poderá ser entregue online, na página ‘Meu Imposto de Renda’, acessando o portal e-CAC.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora com base na taxa Selic.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.