Bolsas operam mistas, Livro Bege e os principais assuntos do mercado hoje

A agenda local conta com PMI industrial, IPC-S e a participação do presidente do Banco Central na BIS Green Swan 2022 Global Conference

Com diversos indicadores a serem anunciados, como os Índices de Gerentes de Compras (PMI), as bolsas internacionais e os índices futuros dos Estados Unidos operam mistos nesta quarta-feira (1º). O principal destaque de hoje será a divulgação do Livro Bege nos Estados Unidos, com importantes indicações das condições econômicas, que conduzirão a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve em junho.

No Brasil, o Ibovespa seguiu no sentido oposto do mercado norte-americano e subiu na última terça-feira (31), fechando o mês de maio com ganho acumulado de 3,2%, enquanto o dólar caiu 3,8 % no período.

Hoje, a agenda local conta com PMI industrial, IPC-S e confiança do empresário, além da participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na BIS Green Swan 2022 Global Conference.

Entre os indicadores divulgados nesta manhã, o IPC-S da quarta quadrissemana de maio de 2022 subiu 0,50% e acumula alta de 10,28% nos últimos 12 meses, conforme mostram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). A maior contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação cuja taxa de variação passou de -2,26%, para -1,37% na quarta quadrissemana de maio.

Já o Índice de Confiança Empresarial (ICE), que apresentou uma alta de 2,9 pontos em maio, foi para 97,4 pontos, maior nível desde outubro do ano passado (100,4 pts.).

Bolsas da Ásia

As ações da China caíram hoje, com a redução do entusiasmo sobre o fim do lockdown de Xangai em meio a preocupações persistentes com a economia.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,2% no dia, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,1%. Ambos os índices têm mostrado recuperação nas últimas semanas.

Xangai, centro financeiro da China, voltou à vida nesta quarta-feira após dois meses de isolamento sob um implacável lockdown contra a Covid-19.

Agenda econômica


▪️ FGV: IPC-S de maio (8h);
▪️ FGV: Índice de Confiança Empresarial de maio (8h);
▪️ Roberto Campos Neto profere palestra na BIS Green Swan 2022 Global Conference, em painel com Christine Lagarde e Villeroy de Galhau (BCE), Agustín Carstens (BIS) e YI Gang (PBoC) (8h);
▪️ Japão: Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, discursa sobre riscos climáticos em evento do próprio Fundo (8h35);
▪️ S&P Global: PMI industrial de maio (10h);
▪️ EUA/S&P Global: PMI industrial final de maio (10h45);
▪️ Canadá: Decisão monetária do BoC (11h);
▪️ EUA/ISM: PMI industrial de maio (11h);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção em abril (11h);
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: relatório sobre empregos (Jolts) de abril (11h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de NY, John Williams, participa de evento da Universidade de Columbia (12h30);
▪️ EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, discursa sobre panorama no Clube Econômico de Memphis (14h);
▪️ EUA: Fed divulga Livro Bege (15h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 27/05 (17h30).

*Com BM&C Now, BDM e Reuters

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas