Colômbia realiza eleição presidencial neste domingo; esquerdista é favorito pela 1ª vez

Segundo o último levantamento do instituto Invamer, o senador Gustavo Petro tem 40,6% das intenções de voto na Colômbia

Os eleitores colombianos vão às urnas neste domingo (29) para o primeiro turno das eleições presidenciais no país. A votação começou às 8h na Colômbia (10h no horário de Brasília) para decidir quem governará o país até 2026.

Pela primeira vez, um candidato com viés político de esquerda é apontado como favorito no país. De acordo com o último levantamento divulgado pelo instituto Invamer, o senador Gustavo Petro tem 40,6% das intenções de voto.

Em segundo lugar, há Federico Gutiérrez, com 27%. O candidato se define como “moderado” e tem apoio do atual presidente Ivan Duque, que está deixando o governo colombiano com uma reprovação de quase 70%.

Além disso, as últimas pesquisas indicam ainda um crescimento na popularidade do direitista Rodolfo Hernández, frequentemente comparado com o ex-presidente norte-americano Donald Trump. Segundo o levantamento mais recente do Invamer, Hernández possui 20,9% das intenções de voto.

A economia, a corrupção, a insegurança e o desemprego aparecem entre as principais preocupações dos eleitores colombianos neste ano, de acordo com uma pesquisa da consultoria YahHass. Como um dos principais desafios, o próximo presidente do país deverá lidar com a alta da inflação na Colômbia, que chegou a 9,23% ao ano em abril, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas