Ibovespa opera perto da estabilidade nesta sexta-feira

O principal índice da B3 tem leve queda de 0,01% aos 111.875 pontos

O Ibovespa opera perto da estabilidade nesta sexta-feira (27), enquanto os principais índices de Nova York registram alta no último pregão da semana.

Às 10h38, o principal índice da B3 tinha leve queda de 0,01% aos 111.875 pontos.

O mercado repercute dados de inflação dos Estados Unidos divulgados nesta manhã. O Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE) norte-americano cresceu 0,2% em abril na comparação mensal, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Comércio do país.

Já o Núcleo do PCE avançou 0,3% no mês passado, mantendo o mesmo crescimento de março. Na margem anual, a variação positiva foi de 4,9%, ante 5,2% de março.

Aqui no Brasil, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou alta de 2,3 pontos em maio, para 99,7 pontos, o maior nível desde dezembro de 2021 (100,1 pontos), de acordo com dados da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgados nesta sexta-feira (27).

Segundo o levantamento, 12 dos 19 segmentos industriais monitorados registraram alta. O Índice Situação Atual (ISA) avançou 1,6 ponto, para 100,4 pontos. O Índice de Expectativas (IE) subiu 3,0 pontos para 99,0 pontos. Ambos retornam ao maior nível desde dezembro de 2021.

No campo corporativo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta sexta-feira (27) que o governo federal pode, por meio de um projeto de lei enviado ao Congresso, vender as ações que têm da Petrobras (PETR4; PETR3) e deixar de ser o sócio majoritário da estatal petrolífera.

 Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Lira aventou essa possibilidade após ter sido questionado sobre o avanço de uma proposta no Legislativo para privatizar a Petrobras.

Ainda entre as empresas, a Eletrobras (ELET3; ELET6) divulgou o prospecto preliminar de sua oferta de ações, em sequência ao processo de privatização, e informou que pretende movimentar cerca de R$ 30 bilhões com a operação.

O processo envolverá uma oferta primária e secundária de ações da empresa e será realizado simultaneamente no Brasil e no exterior.

A oferta primária será, inicialmente, de 627.675.340 novas ações. Já a secundária terá 69.801.516 ações. A precificação dos papéis ocorrerá no dia 9 de junho.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas