Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao 1º lote de restituição; veja como consultar

O pagamento será realizado no dia 31 de maio para 3.383.969 contribuintes, no valor de R$ 6,3 bilhões

A Receita Federal liberou na manhã desta terça-feira (24) consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022.

Neste lote, irão receber os contribuintes que têm prioridade legal, sendo idosos acima de 80 anos, entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores. 

O pagamento será realizado no dia 31 de maio para 3.383.969 contribuintes, no valor de R$ 6,3 bilhões.

Como consultar? 

O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consulta a Restituição“.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Neste ano, o contribuinte pode informar sua chave Pix para receber a restituição. Mas essa chave precisa ser, necessariamente, o CPF do contribuinte. Número de celular, e-mail e chaves aleatórias não serão aceitas.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas