Bolsas em queda, troca na Petrobras e o que move o mercado hoje

O indicado para substituir Coelho, Caio Mário Paes de Andrade será o quarto presidente da estatal no período da gestão de Bolsonaro

O governo decidiu trocar mais uma vez o comando da Petrobras (PETR3;PETR4), após 40 dias da pose de José Mauro Coelho. O ministério de Minas e Energia também indicou Caio Mário Paes de Andrade, auxiliar de Paulo Guedes, para a vaga. Esse será o quarto presidente da estatal no período da gestão de Bolsonaro. Com isso, as ADRs da petroleira (Nyse: #PBR) caem 11% no pré-mercado nos Estados Unidos.

Os índices futuros norte-americanos e as bolsas europeias operam em queda nesta terça-feira (24), corrigindo o bom humor do início desta semana. As relações entre os Estados Unidos e China podem ter se agravado, uma vez que o presidente americano, Joe Biden, lançou a ideia de cortes de tarifas sobre produtos chineses, além de ter enviado uma forte mensagem sobre a situação com a ilha de Taiwan.

Na agenda econômica, o S&P Global divulga o Índice de Gerente de Compras (PMI) de diversos países. O principal indicador brasileiro será a divulgação do IPCA-15 pelo IBGE, enquanto os dados mais importantes nos EUA serão as vendas de novas moradias.

Ainda, já nesta manhã saiu o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de maio de 2022 e apontou subida de 0,44% e acumula alta de 10,21% nos últimos 12 meses, conforme divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.

Bolsa da Ásia

Os principais índices da Ásia fecharam em queda hoje, com as ações da China e de Hong Kong se desvalorizando devido às medidas mais rigorosas contra a Covid-19 em Pequim, que reacenderam as preocupações com a desaceleração do crescimento, apesar das promessas de mais apoio econômico.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 2,34% no dia, maior perda desde 6 de maio, enquanto o índice de Xangai teve queda de 2,41%, maior queda desde 25 de abril.

O índice de Hong Kong Hang Seng recuou 1,75%, enquanto o China Enterprises Index perdeu 1,98%.

Agenda econômica

▪️ Suíça: Terceiro dia do Fórum Econômico Mundial;
▪️ Japão: Encontro do presidente dos EUA, Joe Biden, com os primeiros-ministros da Austrália, Scott Morrison, da Índia, Narendra Modi, e do Japão, Fumio Kishida;
▪️ BC: 2º dia de reunião trimestral de economistas com diretores;
▪️ Câmara deve votar projeto de lei que baixa ICMS para combustíveis e energia;
▪️ Aneel julga adiamento de reajustes das tarifas da Cemig;
▪️ IBGE: IPCA-15 de maio projeta mediana de 0,45%, na margem (9h);
▪️ EUA/S&P Global: PMI composto preliminar de maio, PMI de serviços e PMI industrial (10h45);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: vendas de moradias novas em abril (11h);
▪️ EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell, abre National Center for American Indian Enterprise Development 2022 Reservation Economic Summit (13h20);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 20/05 (17h30).

*Com BM&C Now e BDM

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas