As bolsas internacionais e os índices futuros dos Estados Unidos operam majoritariamente em alta nesta segunda-feira (23), após uma semana de forte volatilidade, que contou com dias de liquidação no mercado acionário norte-americano. Para esta semana, a agenda contará com a ata da última reunião de política monetária do Federal, dados do Produto Interno Bruto (PIB) e o PCE de abril.
No cenário doméstico, a inflação será um foco, uma vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o IPCA-15 na terça-feira (24) e pode dar mais indicadores para o Banco Central tomar sua decisão em relação ao ciclo de alta nos juros.
Nesta manhã, saiu o IPC-S da terceira quadrissemana de maio de 2022, que aponta uma variação de 0,44% e acumula alta de 10,21% nos últimos 12 meses, conforme mostram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Além disso, na política, o presidente da Câmara, Arthur Lira, pretende levar para votação nesta semana o projeto de lei que estabelece um teto de 17% na cobrança do ICMS para produtos como combustíveis e energia.
Bolsas da Ásia
O mercado acionário asiático fechou hoje de forma mista. As ações na China, por sua vez, caíram após Pequim informar 99 novos casos de Covid-19 – maior contagem diária na capital durante o surto atual – enquanto a realização de lucros após duas semanas consecutivas de ganhos também pesou sobre o mercado.
Agenda econômica
▪️ FGV: IPC-S da 3ª quadrissemana de maio (8h);
▪️ EUA/Fed de Chicago: índice de atividade nacional de abril (9h30);
▪️ EUA: Presidente do Banco Mundial, David Malpass, participa do evento Gender Data for Decision Making (11h30);
▪️ Reino Unido: Presidente do BoE, Andrew Bailey, participa da conferência Oesterreichische National Bank Annual Economic (12h15);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa em evento no Rotary Club (13h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Kansas City, Esther George, discursa no Simpósio de Agricultura do próprio Fed (20h30);
▪️ Japão S&PGlobal/Jibun Bank: PMI composto preliminar de maio e PMI de serviços (21h30).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.