A Mercedes-Benz vendeu recentemente o carro mais caro do mundo. Um raríssimo Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955 foi leiloado por US$ 142 milhões (cerca de R$ 700 milhões).
O recorde anterior era da Ferrari 250 GTO, que foi arrematada em 2018 por US$ 70 milhões.
Em anúncio, a Mercedes informou que o dinheiro da venda será usado para estabelecer o Fundo Mercedes-Benz, um fundo global de bolsas de estudo e pesquisa nas áreas de ciência ambiental e descarbonização para jovens.
Segundo a RM Sotheby’s, a casa de leilões de automóveis, a venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé ocorreu no dia 5 de maio em um leilão realizado no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha. Entre os convidados, foram selecionados clientes da Mercedes e colecionadores internacionais de carros e arte que compartilham os valores corporativos da Mercedes-Benz.
“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa que conecta o passado com o futuro da engenharia e da tecnologia de descarbonização”, diz Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Heritage.
De acordo com ele, o comprador concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupé original permanecerá na propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart.
Joia do automobilismo
Segundo a RM Sotheby’s, o carro sempre foi considerado uma das grandes joias da história do automobilismo, mas poucos imaginariam que seria colocado à venda.
“O carro recebeu o nome de seu criador e engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut, e é considerado um dos melhores exemplos de engenharia e design automotivo, frequentemente citado como ‘o carro mais bonito do mundo’ por especialistas e entusiastas automotivos em todo o mundo”, destaca a casa de leilões.
“O notável 300 SLR foi baseado no enorme sucesso W 196 R Grand Prix que ganhou dois Campeonatos Mundiais nas mãos de Juan Manuel Fangio, mas com seu motor ampliado para 3,0 litros para corridas de carros esportivos. O carro era capaz de 180 milhas por hora, tornando-o um dos carros de estrada legais mais rápidos já criados na época”, completa.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.