O Ibovespa opera com valorização nesta terça-feira (17), na mesma direção dos principais índices europeus e das bolsas de Nove York.
Às 10h38, o principal índice da B3 tinha alta de 1,32% aos 109.664 pontos.
O mercado repercute dados da economia europeia divulgados mais cedo. O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro cresceu 5,1% no primeiro trimestre na comparação anual, segundo dados revisados divulgados pela agência de estatísticas Eurostat.
Na comparação trimestral o crescimento foi de 0,3%. Os números mostram que a economia do bloco manteve o crescimento verificado no final do ano anterior – a despeito da guerra na Ucrânia, iniciada no final de fevereiro e que teve grande impacto sobre vários setores, principalmente de energia.
Nos Estados Unidos, as vendas no varejo cresceram 0,9% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.
Por lá, os investidores também aguardam o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), às 15h, durante participação em evento do Wall Street Journal. O chairman poderá dar sinais sobre a intensidade do aperto monetário dos EUA e mexer com os rumos do mercado nesta terça.
Aqui no Brasil, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,10% em maio, segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas). No mês anterior, o índice havia registrado alta de 2,48%. Com esse resultado, o índice acumula alta de 7,73% no ano e de 12,13% em 12 meses.
Segundo a FGV, a queda verificada entre abril e maio nos preços de grandes commodities agrícolas (de 0,23% para -1,72%) e minerais (de 0,77% para -3,17%) contribuiu para a queda da inflação ao produtor, que tem maior peso no IGP-10.