Nesta segunda-feira (09), O BTG Pactual divulgou os dados trimestrais com um salto de 72% no lucro líquido ajustado em relação a igual período de 2021, a 2,06 bilhões de reais, maior nível desde sua estreia na bolsa, em 2012. Na comparação com o resultado do 1T21, a empresa cresceu crescimento de 72% na comparação.
De acordo com os especialistas , a receita total do banco de investimentos era para vir em torno de 3,76 bilhões de reais, porém, a receita total no trimestre atingiu 4,35 bilhões de reais, alta de 56% ano a ano, superando estimativas.
O resultado veio à medida que a unidade de sales & trading teve seu melhor trimestre desde 2016, com receitas disparando 82,6% a 1,48 bilhão de reais em meio a uma contribuição recorde das atividades de clientes e à alta volatilidade do mercado.
O grande desempenho é divulgado alguns dias após os acionistas do BTG Pactual terem aprovado o retorno de André Esteves à presidência do conselho de administração da instituição. Vale lembrar que Esteves havia deixado o cargo e também o conselho após ter sido preso brevemente em 2015 por suspeita de corrupção no âmbito da operação Lava Jato.
O BTG reforça que o trimestre foi histórico para o banco, com receita e lucro líquido recordes desde o IPO.