Agenda: Dados da inflação e ata do Copom movimentam o mercado nesta semana

Brasil e Estados Unidos divulgam dados sobre a evolução de preços ao consumidor de abril; balanços trimestrais também movimentam a agenda

Os comitês de política monetária ficarão atentos aos dados econômicos desta semana, que conta com a divulgação da inflação referente ao mês de abril. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no Brasil a expectativa do mercado está em variação de 1% no mês e em 12,04% nos últimos 12 meses. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos, por sua vez, está aguardado em uma taxa anual de 8,1%.

Antes do IPCA, outro destaque na agenda será a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será divulgada na terça-feira (10). Na semana passada, o BC elevou a taxa de juros, a Selic, em 1 ponto percentual. A surpresa veio no comunicado que acompanhou a decisão, destacando que deixou a porta aberta para uma nova alta “de menor magnitude”.

O conflito entre Rússia e Ucrânia poderá ganhar novos traços nesta semana, já que o presidente russo, Vladimir Putin, poderá aproveitar o dia 9 de maio para iniciar uma maior mobilização de tropas e declarar guerra contra a Ucrânia formalmente, de acordo com oficiais dos Estados Unidos e do Ocidente. O dia 9 de maio é conhecido como o “Dia da Vitória”, quando as forças da extinta União Soviética derrotaram os Nazistas em 1945.

No campo corportativo, a temporada de balanços do primeiro trimestre de 2022 segue cheia e entra em sua última semana cheia no Brasil. Na segunda-feira (9), destaque para as divulgações de Azul (AZUL4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Via (VIIA3). Os resultados trimestrais de Banco do Brasil (BBAS3), Braskem (BRKM5), Copel (CPLE6), JBS (JBSS3), entre muitas outras, serão publicados na quarta-feira (11).

A semana de balanços se encerra com Americanas (AMER3), B3 (B3SA3), CPFL Energia (CPFE3), Locaweb (LWSA3) e Oi (OIBR3 na quinta, além de Cosan (CSAN3), Cyrela (CYRE3) e Raízen (RAIZ4) na sexta.

Confira mais detalhes da agenda econômica desta semana:

Segunda-feira (9)

00h05 – China: Balança comercial de abril
8h – Brasil: IPC-S da primeira quadrissemana de maio

Terça-feira (10)

6h – Zona do Euro: Percepção econômica ZEW de maio
8h – Brasil: Ata do Copom
8h – Brasil: IPC-S das Capitais na primeira quadrissemana de maio
9h – Brasil: Vendas no varejo de março
17h30 – EUA: Estoques de petróleo bruto API
22h30 – China: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril
22h30 – China: Índice de Preços ao Produtor (IPP) de abril

Quarta-feira (11)

9h – Brasil: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril
9h30 – EUA: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril
11h30 – EUA: Estoques de petróleo bruto

Quinta-feira (12)

3h – Reino Unido: Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre
9h30 – EUA: Índice de Preços ao Produtor (IPP) de abril
9h30 – EUA: Pedidos de seguro-desemprego

Sexta-feira (13)

6h – Zona do Euro: Produção industrial de março

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas