Ibovespa fecha em alta após discurso de Powell sobre taxa de juros dos EUA

O principal índice da B3 fechou em alta de 1,70%, aos 108.344 pontos

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (4), com os investidores repercutindo a decisão sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. Além disso, o mercado espera a decisão do Copom sobre a taxa Selic.

O principal índice da B3 fechou em alta de 1,70%, aos 108.344 pontos.

Em Nova York, os índices também registraram sinais positivos. O S&P 500 teve alta de 2,99%, o Nasdaq valorizou 3,28% enquanto o Dow Jones subiu 2,81%.

Nos EUA, em reunião realizada pelas autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu aumentar, nesta quarta-feira, a taxa básica de juros do país em 0,5 ponto percentual, para um intervalo entre 0,75% a 1,00%.

A decisão já era esperada pelo mercado. “Além disso, o comitê decidiu começar a reduzir suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências em 1º de junho”, diz o comunicado.

Durante discurso nesta quarta, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que alta de 0,75 ponto percentual não é algo que o comitê está considerando ativamente.

Aqui no Brasil, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulga no final do dia a Selic, que também já tem consenso: alta de 1 ponto percentual para 12,75% ao ano. 

Entre os indicadores do dia, os Estados Unidos abriram 247 mil postos de trabalho no setor privado em abril, conforme mostrou o Relatório de Emprego ADP nesta quarta-feira.

O número veio abaixo das projeções do mercado, que previam a criação de 395 mil empregos no mês. Em março, foram abertas 479 mil vagas, conforme dados revisados.

Na Europa, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu para 55,8 em abril em relação aos 54,9 de março. 

Já no Brasil, o PMI composto ficou em 58,5 em abril, ante 53,5 registrado em março, de acordo com o S&P Global nesta quarta-feira (4). Já o PMI de serviços passou de 58,1, em março, para 60,6 no mês passado.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas