Veja como tirar o seu título de eleitor 100% online; prazo termina amanhã

O prazo para regularização do título de eleitor também é até 4 de maio. O primeiro turno das eleições ocorrerá em 2 de outubro

Quem quiser votar nas Eleições de 2022 tem até esta quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. 

O primeiro turno das eleições ocorrerá em 2 de outubro. O segundo turno, caso preciso, será realizado em 30 de outubro

Os brasileiros a partir de 16 anos podem pedir a primeira via do título, atualizar o endereço, incluir nome social e mudar de zona ou seção eleitoral, entre outros, pela internet, por meio do Título Net.

Nesta quinta-feira (5), o cadastro eleitoral será fechado para estabilização. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a suspensão dos alistamentos e transferências nos 150 dias que antecedem o pleito está prevista na Lei nº 9.504/1997,artigo 91.

“Por isso, se você precisa fazer alguma dessas operações, é importante não deixar para a última hora”, ressalta o TSE. 

Como tirar o título de eleitor?

Tanto alterações cadastrais como retirada da primeira via do documento podem ser feitas sem sair de casa, por meio da internet, pelo sistema Título Net, no Portal do TSE.

Para fazer qualquer solicitação é preciso que você fotografe a frente e o verso de um documento com foto (pode ser o RG ou a CNH) e também um comprovante de residência recente, como uma conta de água e luz, ou a fatura do celular ou do cartão de crédito. Tire uma selfie segurando o documento que você apresentou próximo ao rosto.

Para a emissão do título pela primeira vez, o eleitor terá que informar, na página de requerimento do sistema Título Net, a unidade da federação em que reside. Depois, será necessário digitalizar os seguintes documentos: 

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para homens a partir de 18 anos. 

Na próxima página, em “Título de eleitor”, será necessário selecionar a opção “não tenho”. O requerimento será concluído somente após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados.

Quem deseja realizar outros serviços, precisa verificar se possui débito com a Justiça Eleitoral, pela internet. Após a consulta, é só acessar o Título Net, solicitar o atendimento desejado e enviar a documentação necessária.

Por meio do aplicativo e-Título, os brasileiros também podem consultar se têm alguma pendência. Além disso, o e-Título também pode ser utilizado como título eleitoral digital.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas