Com peso de juros nos EUA, Ibovespa tem maior queda desde novembro

No pregão desta sexta-feira (22), o Ibovespa fechou em sua pior semana em 6 meses

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, desabou nesta sexta-feira, acompanhando o desempenho em Wall Street e refletindo o tombo da véspera nos mercados norte-americanos, quando a B3 fechou para feriado, diante de perspectiva de um aperto monetário mais agressivo nos Estados Unidos.

Vale, Petrobras e bancos, ativos com maior peso no índice, foram as principais influências para a baixa. Copel foi a única alta do índice.

O mercado repercute a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Segundo o chairman, uma alta de 0,5 ponto percentual estará “na mesa” quando o banco central se reunir em 3 e 4 de maio.

Com a inflação atingindo cerca de três vezes a meta de 2% do Fed, “é apropriado avançar um pouco mais rapidamente”, complementou Powell em uma discussão sobre a economia global nas reuniões do Fundo Monetário Internacional.

Entre os indicadores do dia, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto subiu para 55,8 em abril na zona do euro, ante resultado de 54,9 em março, de acordo com dados preliminares da S&P Global nesta sexta-feira.

 O crescimento empresarial na região acelerou inesperadamente neste mês, com o setor de serviços do bloco registrando forte aumento da atividade uma vez que os consumidores deixaram de lado a alta dos preços. O PMI do setor de serviços foi à máxima em oito meses de 57,7 em abril, enquanto o PMI da indústria caiu à mínima de 16 meses, para 55,3.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em baixa de -2,86%, cotado a 111.077,51 pontos.

dólar comercial fechou em alta de +4%, cotado a R$ 4,805

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda. O S&P 500 fechou em queda de -2,77% (4.271,94), a Dow Jones registrou uma variação negativa de-2,81% (33.813,44), enquanto a Nasdaq encerrou o dia caindo em -2,55% (12.839,29).

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas