Saque de R$ 1 mil do FGTS começa hoje; veja se você tem direito

O pagamento do FGTS segue até o dia 15 de junho e será disponibilizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador

Começa nesta quarta-feira (20) o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1 mil para os trabalhadores nascidos em janeiro. De acordo com a Caixa Econômico Federal, 3,9 milhões de pessoas estão elegíveis para realizar o saque nesta primeira etapa, totalizando 42 milhões de trabalhadores.

Qualquer pessoa que tiver uma conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá fazer o saque. Caso possua mais de uma conta, o saque onde tem as contas relativas a contratos de trabalho extintos serão liberados primeiro, seguido pelas demais contas, com início pela conta que apresentar um saldo menor.

Os saldos que tiverem bloqueados, como por exemplo para uso de garantia de operações de crédito ou de antecipação do saque-aniversário, não estarão disponíveis.

É possível consultar se você tem direito, o valor disponível e data do saque por meio do aplicativo FGTS, no site ou até mesmo em agências da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o saque do FGTS não é obrigatório. Se, após creditado na poupança digital, o trabalhador optar por não sacar o montante, é possível solicitar que o dinheiro volte para a conta do FGTS, com prazo máximo até o dia 10 de novembro.

O pagamento segue até o dia 15 de junho e será disponibilizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O saque pode ser realizado até o dia 15 de dezembro.

Esta é uma medida do governo para tentar injetar mais dinheiro na economia.

Veja quem tem direito ao saque do FGTS:

  • Trabalhadores com registro CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
  • Trabalhadores rurais, intermitentes e temporários (trabalhadores urbanos contratados para prestar serviço por determinado período);
  • Pessoas que prestam serviço para várias empresas, mas são contratados por um sindicato e não tem vínculo empregatício;
  • Atletas profissionais;
  • Empregados domésticos;
  • Safreiros (trabalhadores rurais que realizam trabalho apenas em período de colheita).

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas