Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale e Petrobras

No norte da América as bolsas também caminharam para o negativo e fecharam o pregão desta segunda-feira no vermelho

O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (18) em queda. Isso porque, o principal acabou influenciado pelo desempenho negativo das ações de exportadoras de commodities e em meio a incertezas sobre o cenário doméstico.

As quedas de Vale e Petrobras conduziram a baixa do índice, enquanto papéis do setor financeiro registraram performance positiva.

Nos EUA, as bolsas também fecharam em baixa, após oscilarem durante as negociações da tarde, enquanto investidores contrastavam os resultados positivos do Bank of America com a alta dos rendimentos dos títulos antes da divulgação de mais balanços nesta semana.

Entre os indicadores do dia, o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) disparou a 2,48% em abril, de 1,18% em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, chamando a atenção para os níveis elevados de disseminação das pressões inflacionárias.

O dado divulgado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 2,20%, e levou o índice a acumular avanço de 15,65% em 12 meses.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, acelerou a alta a 2,81%, de 1,44% no mês anterior.

O mercado também acompanha o desenrolar da guerra na Ucrânia. Neste final de semana, fortes explosões atingiram Kiev, capital da Ucrânia, e Lviv, no oeste do país.

Segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, equipes de resgate e médicos estavam trabalhando no local de uma explosão nos arredores da cidade. Ele aconselhou que moradores que fugiram da cidade no início da guerra não retornem.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em baixa de -0,43%, cotado a 115.687,25 pontos.

dólar comercial fechou em queda de -1,02%, cotado a R$ 4,6482

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em queda. O S&P 500 fechou em baixa de -0,43% (4.391,81), a Dow Jones registrou uma variação negativa de -0,11% (34.412,61), enquanto a Nasdaq encerrou o dia caindo em -0,14% (13.332,36).

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas