Rússia diz que vários compradores de gás concordam em fazer pagamentos em rublos

O presidente Vladimir Putin disse no mês passado que os compradores de gás russo de países "hostis" deveriam pagar em rublos

Vários compradores de gás russo concordaram em mudar seus pagamentos para rublos, disse o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak nesta sexta-feira.

“Esperamos a decisão (de mudar para rublos) de outros importadores”, acrescentou, em comentários publicados em uma revista interna do ministério. Ele não divulgou as identidades dos consumidores que já haviam concordado.

O presidente Vladimir Putin disse no mês passado que os compradores de gás russo de países “hostis” deveriam pagar em rublos, uma medida rejeitada pelas autoridades da União Europeia sob o regime de sanções do bloco contra Moscou.

Putin alertou que a Europa corre o risco de ter o fornecimento de gás cortado, a menos que pague na moeda russa, enquanto busca retaliar as sanções impostas pelo que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

Em março, Putin propôs que os compradores de energia abrissem contas no Gazprombank, onde os pagamentos em euros ou dólares seriam convertidos em rublos.

Compartilhe:

Matérias relacionadas