Boletim Focus adiado, Rússia-Ucrânia e o que move o mercado hoje

O conflito segue causando volatilidade no mercado de commodities, sobretudo o de petróleo

As Bolsas da Europa operam de forma mista na manhã desta segunda-feira (11), com exceção de Paris, que confirmou ontem que Macron e Le Pen farão segundo turno na eleição presidencial. 

Já índices futuros dos Estados Unidos apresentam queda em uma semana com importantes dados econômicos. O mercado asiático iniciou a semana com queda nos negócios, após os dados da inflação chinesa revelarem valores acima do esperado pelos analistas, em um momento em que o país enfrenta uma nova onda de covid. 

Na China Continental, o Xangai recuou -2,61% e o Shenzhen teve queda de -3,33%. Em Tóquio, o Nikkei caiu -0,61% e, em Hong Kong, o Hang Seng perdeu -3,03%. Em Seul, o Kospi teve redução de -0,27% e, em Taiwan, o Taiex registrou queda de -1,37%. 

O fechamento em terreno negativo também reflete a perspectiva de que o Fed acelere a retirada dos estímulos monetários, fator que vem pressionando as bolsas em Wall Street, além das incertezas da guerra no leste europeu. 

O conflito segue causando volatilidade no mercado de commodities, sobretudo de petróleo. Hoje, o barril tipo Brent opera em queda de 2,89%, a US$ 99,81, enquanto o WTI cai 3,34%, a US$ 94,98.

BRASIL

No cenário doméstico, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará uma palestra em evento promovido pela Arko Advice e TC. Será sua primeira fala pública após a divulgação, pelo IBGE, do IPCA de 1,62% de março, levando a inflação para 11,30% nos últimos 12 meses. 

O Boletim Focus, por sua vez, não será divulgado hoje devido à greve dos servidores do BC.

Nesta manhã, foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo. Ele subiu 1,56% na primeira quadrissemana de abril, acelerando em relação ao aumento de 1,28% registrado em março, conforme mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

(Com informações do BDM)

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas