Bullets da semana: Erich Decat analisa os impactos da inflação e mais

o primeiro bullet, Nogami destacou as expectativas da economia brasileira com relação à tendência de alta da inflação

Neste domingo (10), o analista político Erich Decat conversou com Otto Nogami, professor de economia do Insper, para comentar os principais acontecimentos da semana.

No primeiro bullet, Nogami destacou as expectativas da economia brasileira com relação à tendência de alta da inflação e o comportamento da taxa de câmbio.

“O dólar vinha em uma tendência de queda, mas em função de alguns movimentos que aconteceram ao longo dessa semana no cenário externo, com China e Rússia negociando parcerias, a moeda norte americana voltou a subir”, pontuou o professor de economia.

O segundo bullet trata da inflação que foi divulgada pelo IBGE na última sexta-feira (8) e se alta da Selic tem sido suficiente para controlar a pressão dos preços. Segundo Nogami, existe um questionamento do mercado se a elevação progressiva da taxa básica de juros é realmente eficiente.

“Por mais alta que a taxa esteja alta, a sociedade acaba absorvendo isso de uma maneira natural”, afirmou.

Por fim, Nogami destaca que nesta semana o mercado também deverá observar as estatísticas do comércio brasileiro, que serão divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“O comércio tem uma representatividade muito grande no setor de serviços, que está dando uma injeção de ânimo para a economia”, afirmou.

Assista ao programa na íntegra:

Compartilhe:

Matérias relacionadas