Novas imagens do maior avião cargueiro do mundo destruído são divulgadas

Antonov An-225, de fabricação soviética, ficava em hangar no aeroporto de Gostomel na Ucrânia e foi bombardeado por forças russas ainda no início da guerra
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

O maior avião do mundo, Antonov An-225, acabou destruído por forças russas que bombardearam o aeroporto de Gostomel na Ucrânia, local onde estava a aeronave. Ainda no começo da guerra com a Ucrânia, os russos se movimentaram em vários ataques às forças militares e aéreas do país vizinho, em uma tentativa de imobilizar seu adversário.

aviao antonov destruido ucrania 04042022173206567

“A aviação perdeu um dos seus máximos”, diz especialista sobre Antonov-225 Mriya

Durante entrevista à BM&C News, Panda Beting, especialista em aviação, disse que a aviação “perdeu um dos seus máximos”.

“O avião mais pesado e de maiores dimensões… Ele não era notável apenas por ser o maior, mas porque era único: só existia um exemplar”, ressaltou.

Panda ainda destacou que a fábrica responsável pela fabricação do Antonov também foi atacada e está sendo destruída pelas tropas russas: “A possibilidade de outro avião como este ser fabricado provavelmente não existe mais”.

aviao antonov destruido ucrania 04042022173207652 1

Sobre a aeronave

O AN-225 tinha 84 metros de comprimento e 88,4 metros de envergadura de asas. Não havia nada parecido com o Mriya até então. Além disso, o maior avião do mundo tinha uma capacidade de chegar até 850 km/h.

O Antonov estava disponível comercialmente para transportar cargas de grandes proporções, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, podia transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem.

aviao antonov destruido ucrania 04042022173208009

Curiosidades

O gigantesco avião foi concluído em 1988. Ele era provido de 6 turbinas D-18T que lhe davam a capacidade de decolar com até 250 toneladas de carga, que somadas ao peso do combustível e do próprio avião, poderia chegar a até 640 toneladas. O peso é tão extraordinário que o próprio diretor de testes da Antonov achava impossível que ele conseguisse voar.

Poucos meses depois de seu primeiro voo, o Antonov AN-225 já havia quebrado mais de 100 recordes de autonomia, altitude e capacidade de carga e, em 1989 ele voou levando o Buran até o Cosmódromo de Baikonur para o voo inaugural do ônibus espacial soviético.

aviao antonov destruido ucrania 04042022173208572

Novo Antonov

Após a destruição da maior aeronave de transporte do mundo, a empresa ucraniana Antonov pediu fundos para o renascimento do An-225 Mriya.

Através de um post no Facebook, a companhia observou uma “falta de fundos” para reviver o avião. Dessa forma, a instituição culpou a situação em um “momento difícil” para a Ucrânia, já que as forças russas continuaram seu ataque em todo o país.

A Ukroboronprom, uma empresa da indústria de defesa da Ucrânia, colocou o preço da reconstrução do Mriya em US$ 3 bilhões.

aviao antonov destruido ucrania 04042022173208877

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas