Boletim Focus adiado, sanções à Rússia e o que move o mercado hoje

O Banco Central não divulgará o Boletim Focus hoje, nem o Fluxo Cambial na quarta, devido à greve dos servidores que pedem reajuste salarial

As Bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta segunda-feira (4), seguindo o ritmo dos índices futuros dos Estados Unidos. Os investidores acompanham as últimas notícias no Leste Europeu.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de genocídio após alegações de valas comuns encontradas na cidade recapturada de Bucha, próxima a Kiev. A União Europeia declarou que planeja aplicar novas sanções a Moscou.

O mercado asiático fechou em alta, à medida que ações de tecnologia chinesas saltaram em Hong Kong. Liderando os ganhos na Ásia, o índice Hang Seng subiu 2,10% em Hong Kong hoje, a 22.502,31 pontos. Em tecnologia, destacaram-se Alibaba (+3,65%) e Tencent (+2,96%).

O apetite por risco ganhou força após relatos de que a China está se preparando para dar a reguladores dos EUA acesso total aos relatórios de auditoria da maioria das mais de 200 empresas chinesas listadas em Nova York já em meados deste ano. A notícia impulsionou ADRs chineses na sexta-feira (1).

Em outras partes da região asiática, o japonês Nikkei avançou 0,25% em Tóquio hoje, a 27.736,47 pontos, e o sul-coreano Kospi se valorizou 0,66% em Seul, a 2.757,90 pontos. Em função de feriados, os mercados da China continental e de Taiwan não operaram nesta segunda e continuarão fechados amanhã.

Ainda no cenário internacional, a agenda econômica está esvaziada, mas a semana conta com importantes divulgações, como a ata do Fomc, na quarta-feira (6), que pode indicar um Federal Reserve mais inclinado a aplicar um aperto monetário mais forte. Veja mais aqui.

BRASIL

O Banco Central não divulgará o Boletim Focus hoje, nem o Fluxo Cambial na quarta, devido à greve dos servidores que pedem reajuste salarial. No cenário corporativo, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, decidiu renunciar à indicação para o conselho da Petrobras (PETR3; PETR4), alegando que pretende destinar mais tempo ao clube.

Na manhã desta segunda-feira (4), foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, que subiu 1,28% em março, acelerando em relação ao ganho de 0,90% observado em fevereiro e também frente ao acréscimo de 1,14% verificado na terceira quadrissemana do mês passado, segundo dados publicados nesta segunda-feira, 4, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

RADAR CORPORATIVO

Na sexta-feira (1), a B3 (B3SA3) anunciou uma revisão metodológica nos dados do segmento de renda variável fazendo com que o saldo de capital estrangeiro entrante na bolsa brasileira deste ano caísse cerca de 27 bilhões de reais.

A Petrobras elevou o preço do querosene de aviação (QAV) em vários polos, conforme publicação no site da estatal, com aumentos de mais de 18% em Duque de Caxias (RJ), Guarulhos (SP) e Paulínia (SP).

E as criptomoedas podem ter tido um avanço maior em seu papel na economia. A rede de supermercados Shibata, de São Paulo, passou a aceitar criptomoedas como forma de pagamento. A moeda digital wibx, criada pela startup Wiboo, é utilizada na unidade de São José dos Campos (SP) como parte de um novo projeto que está fazendo sucesso pode estar expandido para todas as lojas da marca.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas