Conflito entre Rússia e Ucrânia traz consequências diretas para o brasileiro, avalia estrategista

O Gustavo pontuou que se o conflito terminar, é possível projetar inflações menores e crescimento maior no mundo

O conflito entre Rússia e Ucrânia já se estende por 36 dias e as consequências para a economia mundial podem ser severas. Em entrevista à BM&C News, Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, disse que quanto mais a guerra se estender, maiores serão os impactos.

“O brasileiro não substitui o consumo de trigo e o preço naturalmente sobe. Por isso que tem uma consequência direta para o brasileiro se esse conflito dura duas semanas, dois meses ou dois anos”, disse.

Na explicação, o estrategista falou sobre o record brasileiro na exportação de trigo: “Se você já tem o Brasil como um dos maiores importadores de trigo do mundo, e o pouco da produção que tem aqui está sendo direcionada para a Ásia e Oriente Médio, você está tendo um choque na oferta com uma demanda que não é tão elástica”.

Ainda, Gustavo pontuou que se o conflito terminar, é possível projetar inflações menores e crescimento maior no mundo. Já se houver prolongamento, a inflação fica mais alta, a alta nos juros se espalhada mundo a fora e há um menor crescimento.

“Eu entendo que o Brasil já está sofrendo”, disse Gustavo ao citar a divulgação do IGP-M.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 1,74% em março, depois de avanço de 1,83% no mês anterior, conforme informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Confira a análise na íntegra:

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas