IGP-M de março, PIB dos Estados Unidos e o que move o mercado hoje  

Investidores monitoram o aparente avanço no cessar-fogo na invasão russa à Ucrânia
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

As Bolsas da Europa e os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda na manhã desta quarta-feira (30), indo na contramão do mercado asiático, que fechou majoritariamente em alta.

Na China continental, o Xangai Composto subiu 1,96%, a 3.266,60 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,55%, a 2.137,61 pontos, embora persistam preocupações com a atual onda de covid-19 que levou a um lockdown temporário na cidade de Xangai.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng se valorizou 1,39% em Hong Kong, a 22.232,03 pontos, o sul-coreano Kospi teve modesta alta de 0,21% em Seul, a 2.746,74 pontos, e o Taiex avançou 1,09% em Taiwan, a 17.740,56 pontos.

Exceção, o índice japonês Nikkei caiu 0,80% em Tóquio, a 28.027,25 pontos, num dia em que várias ações foram negociadas ex-dividendos.

Investidores monitoram o aparente avanço no cessar-fogo na invasão russa à Ucrânia. Ontem, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que os sinais das negociações de paz podem ser considerados positivos, mas acrescentou que eles não abafaram as explosões de projéteis russos.

Em um discurso noturno, ele disse que o governo ucraniano não vê motivos para acreditar nas palavras de alguns representantes russos.

Ainda no cenário internacional, a agenda econômica tem como destaque a última revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA do 4T21, além do relatório ADP, que mostrará os dados da criação de emprego em março no país norte-americano.

BRASIL

Já na agenda doméstica, o IGP-M de março foi divulgado agora há pouco, às 8h. Segundo divulgação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice subiu 1,74% em março, acumulando alta de 14,77 em 12 meses.

“Nesta apuração, os combustíveis, cujos preços foram reajustados no dia 11/03, começaram a influenciar os resultados da inflação ao produtor e ao consumidor. O preço do Diesel avançou para 8,89% ao produtor e, o da gasolina, subiu 1,36% ao consumidor”, disse André Braz, coordenador dos índices de preços.

RADAR CORPORATIVO

A administradora de programas de fidelidade e plataforma de serviços financeiros Méliuz (CASH3) mais do que dobrou sua receita no quarto trimestre, mas fechou o ano com prejuízo, diante de queda nas margens e forte aumento das despesas.

A Totvs (TOTS3) informou, na terça-feira (29), que sua controlada Dimensa acertou a aquisição de 100% da Vadu por pelo menos 40 milhões de reais, segundo comunicado ao mercado.

E a Boa Safra Sementes (SOJA3), uma das principais produtoras de sementes de soja do Brasil, com atuação em 11 Estados, registrou lucro líquido de R$ 30,8 milhões no quarto trimestre de 2021, recuo de 20,2% na comparação com o quarto trimestre do ano anterior.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Últimas notícias

Matérias relacionadas