Ibovespa opera em queda nesta segunda; expectativas de inflação pioram

O principal índice da B3 recua 0,58% aos 118.394 pontos
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

O Ibovespa opera perto do zero nesta segunda-feira (28), mas ainda tenta emplacar a nona valorização consecutiva. Na última sexta-feira (25), o índice chegou a recuar durante o dia, mas encerrou em leve alta de 0,02%.

Às 14h55, o principal índice da B3 tinha queda de 0,58% aos 118.394 pontos.

Em Nova York, o S&P 500 tem queda de 0,09%, o Nasdaq sobe 0,61%, enquanto o Dow Jones recua 0,51%.

Entre as notícias do dia, o mercado deu seguimento à piora do cenário para a inflação no Brasil com a 11ª elevação seguida na projeção para o resultado do IPCA neste ano, aproximando-se de 7%, de acordo com pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Segundo a mediana das projeções dos analistas consultados no Focus, o IPCA deve registrar alta em 2022 de 6,86%, contra avanço de 6,59% previsto na semana anterior. Para 2023 a conta subiu em 0,05 ponto percentual, a 3,80%.

Essas leituras se dão em meio ao aumento das projeções também para a inflação dos preços administrados, a 6,03% e 4,52%, respectivamente, neste ano e no próximo. O levantamento anterior apontava avanços de 5,80% e 4,51% para os preços desse grupo.

No último domingo (27), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reiterou a mensagem de que o ciclo de aperto monetário vai terminar em maio, com a Selic a 12,75% ao ano.

Durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, ele deixou, porém, a porta aberta para o BC voltar atrás na avaliação, e continuar subindo os juros na reunião seguinte do Comitê de Política Monetária (Copom), em caso de escalada da guerra na Ucrânia.

“Se houver impacto da guerra, podemos mudar. Mas entendemos que 12,75% seria taxa capaz de levar a inflação à meta no horizonte relevante (da política monetária)”, sustentou Campos Neto.

Com Reuters e Estadão Conteúdo

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Matérias relacionadas