Boletim Focus, balanços corporativos e o que move o mercado hoje

No cenário doméstico, a agenda econômica tem como destaque o Boletim Focus, que é divulgado tradicionalmente toda segunda-feira pelo Banco Central

Os índices futuros dos Estados Unidos operam de forma mista na manhã desta segunda-feira (28), na contramão da Europa que abriu em alta. O mercado asiático, por sua vez, fechou sem direção única, à medida que preocupações sobre a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e a tendência de aperto monetário nos EUA afetam o apetite por risco.

O índice japonês Nikkei caiu 0,73% em Tóquio hoje, a 27.943,89 pontos, apesar da fraqueza do iene em meio a intervenções do Banco do Japão (BoJ), enquanto o sul-coreano Kospi teve baixa marginal de 0,02% em Seul, a 2.729,56 pontos, e o Taiex recuou 0,89% em Taiwan, a 17.520,01 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto registrou ligeiro ganho de 0,07%, a 3.214,50 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto se desvalorizou 0,82%, a 2.096,50 pontos.

Destoando do tom mais ameno no restante da Ásia, o Hang Seng subiu 1,31% em Hong Kong, a 21.684,97 pontos, impulsionado por ações de tecnologia. A Meituan foi destaque em Hong Kong, com salto de 11,56% de sua ação, após a terceira maior gigante de tecnologia chinesa divulgar balanço trimestral melhor do que o esperado.

Investidores seguem de olho nas últimas notícias sobre o conflito na Ucrânia, que está preparada para discutir a adoção de um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, mas isso teria que ser garantido por terceiros e submetido a um referendo, segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em comentários transmitidos no domingo (27).

Zelensky disse ainda que a invasão da Rússia causou a destruição de cidades de língua russa na Ucrânia, e disse que o dano foi pior do que as guerras russas na Chechênia.

BRASIL

No cenário doméstico, a agenda econômica tem como destaque o Boletim Focus, que é divulgado tradicionalmente toda segunda-feira pelo Banco Central, mostrando as expectativas de economistas em relação a uma série de importantes indicadores.

Independentemente do resultado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já deixou claro sua posição em realizar apenas mais um ajuste de um ponto percentual e encerrar o ciclo de alta nos juros em 12,75%.

O mercado brasileiro ainda fica de olho nos balanços corporativos, que estão perto de sua reta final. Nesta manhã, serão divulgados os resultados do quarto trimestre de Ânima, antes da abertura. Após do fechamento, serão reportados os números de Dasa, HBR Realty e Mosaico.

RADAR CORPORATIVO

A China confirmou no sábado que todos os 132 passageiros e tripulantes a bordo do avião da China Eastern Airlines que caiu esta semana morreram. O voo MU5735 ia de Kunming à cidade portuária de Guangzhou na segunda-feira quando despencou de altitude de cruzeiro em uma área de floresta na região de Guangxi.

E depois de 17 anos no mercado, a rede de decoração e móveis Etna anunciou na sexta-feira (25) que “está programando o encerramento de suas atividades”. A empresa atua hoje com quatro lojas físicas e uma plataforma de comércio eletrônico. Os pontos de venda serão encerrados gradativamente até o fim do primeiro semestre.

A loja da Avenida Berrini, em São Paulo, e o site da companhia continuarão vendendo até o esgotamento dos estoques.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas