“Otan é extremamente imprudente”, avalia analista sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Durante o bate-papo e fazendo a contextualização da crise, Ghani explica que a Rússia sempre se incomodou com a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

No BM&C Strike, primeiro episódio do podcast da BM&C News, Alan Ghani, analista, e Emanuel Pessoa, especialista em direito econômico internacional, comentam sobre os principais aspectos da guerra geopolítica envolvendo Rússia e Ucrânia.

“Evidentemente, a Rússia estava errada em declarar guerra e invadir outro país. A Otan e o governo Biden são extremamente irresponsáveis em terem insuflado até o limite e não terem feito nada para evitar. Ao contrário do Trump que entendia que era melhor manter uma neutralidade na região do que mexer nesse vespeiro”, diz.

Além disso, o analista completou dizendo que “a Otan é extremamente imprudente nessa questão em relação à Rússia e também existem interesses por trás”.

Durante o bate-papo e fazendo a contextualização da crise, Ghani explica que a Rússia sempre se incomodou com a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Com isso, o analista pontua também que a Rússia sempre deixou claro que não queria a Ucrânia na Otan e, em sua avaliação, a Rússia cansou e deu o recado para o Ocidente.

“Quando você faz fronteira com uma superpotência militar a sua soberania é limitada”, avalia.

Ainda, na análise de Ghani, o país ucraniano não é a vítima: “Ucrânia é um governo corrupto, tanto que não entrou na União Europeia por conta de corrupção, e tem elementos claramente nazistas, inclusive no exército. Não tem mocinho aí”, destaca.

Confira a entrevista completa:

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas