Ibovespa acompanha bolsas internacionais e sobe; ata do Copom está no radar

O principal índice da B3 tem alta de 0,87% aos 117.160 pontos

O Ibovespa registra alta nesta terça-feira (22), na mesma direção dos índices de Nova York e das principais bolsas europeias.

Às 13h08, o principal índice da B3 tinha alta de 0,87% aos 117.160 pontos.

Em Nova York, os índices futuros também registram sinais positivos. O S&P 500 tem alta de 1,03%, o Nasdaq futuro opera em alta de 1,84%, enquanto o Dow Jones avança 0,70%.

Entre as notícias do dia, o mercado repercute a ata do Copom, que foi divulgada hoje cedo pelo Banco Central.

O documento esclareceu que a decisão de elevar a taxa básica de juros para 11,75% ao ano se deu por causa da volatilidade e incerteza da conjuntura atual, particularmente no cenário internacional. “O Comitê optou por uma trajetória de juros mais tempestiva do que a embutida em seus cenários”, disse a ata.

O BC ainda apresentou um parágrafo a mais, além do usual, para detalhar os impactos da guerra no Leste Europeu sobre as cadeias produtivas e a inflação.

“O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial”, disse a autoridade monetária.

Cenário corporativo

No campo corporativo, Suzano e Klabin comunicaram clientes em todos os mercados em que atuam sobre aumentos de preços de celulose para entre o fim deste mês e início de abril, ampliando movimentos sequenciais de alta em marcha desde o final de 2021.

 Já a JBS (JBSS3) reportou lucro líquido de R$ 6,5 bilhões no quarto trimestre de 2021, alta de 61% sobre o mesmo período de 2020, informou a companhia, nesta segunda-feira (21). 

Compartilhe:

Matérias relacionadas