Destaques da Bolsa: Petrobras (PETR4) registra alta; B3 (B3SA3) recua após balanço

Confira os destaques desta sexta-feira (18)

O Ibovespa opera em alta, nesta sexta-feira (18), na contramão dos índices dos Estados Unidos. 

Às 12h40, o Ibovespa subia 0,79%, a 113.974 pontos. 

Após avanço do minério de ferro, Vale (VALE3) sobe 0,40%, Gerdau (GGBR4) +0,37% e Usiminas (USIM5) +1,33%. 

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) também registram valorização de 1,03% e 1,60%, respectivamente. 

CVC (CVCB3) é um dos destaques positivos, com alta de 7,84%. Gol (GOLL4) também avança 4,65% e Azul (AZUL4) +3,05%. 

Já na outra ponta, Fleury (FLRY3) cai 3,56%, após divulgar os resultados do quarto trimestre. O papel da B3 (B3SA3), que também publicou o balanço trimestral na véspera, recua 1,94%.

Confira os destaques desta sexta-feira:

Fleury (FLRY3)

O Fleury teve queda nos resultados do quarto trimestre, uma vez que maiores despesas ofuscaram o leve crescimento das receitas no período.

O grupo de medicina diagnóstica anunciou nesta quinta-feira que seu lucro ajustado de outubro a dezembro somou 66 milhões de reais, queda de 57,6% ante mesma etapa de 2020. 

O resultado operacional do Fleury medido pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda) recorrente somou 255,4 milhões de reais no trimestre, montante 17,2% menor do que um ano antes. 

Embora a receita líquida tenha crescido 9,7% ano a ano, para 1,02 bilhão de reais, as despesas gerais evoluíram mais rápido, 12,6%, para 120,1 milhões de reais.

O Fleury também anunciou o pagamento de R$ 225,03 milhões em dividendos, sendo R$ 0,7098 o valor por ação.

Terão direito ao provento os acionistas com ações da companhia até o dia 22 de março de 2022. Assim, os papéis serão negociados como “ex-dividendos” a partir do dia 23 de março.

O pagamento será realizado em 4 de abril deste ano.

B3 (B3SA3)

A B3 teve leve alta no lucro do quarto trimestre, mesmo com queda nas receitas nos segmentos de produtos listados e em financiamentos.

A operadora de infraestrutura de mercado anunciou nesta quinta-feira que seu lucro de outubro a dezembro somou 1,229 bilhão de reais, aumento de 6% sobre um ano antes. 

A receita líquida caiu 4,4% ano a ano, para 2,179 bilhões de reais.

Petrobras (PETR3;PETR4)

A Petrobras afirmou nesta sexta-feira que tem “sensibilidade” em relação aos preços de combustíveis e os impactos de reajustes para a sociedade, após elevar em 25% a cotação do diesel e em quase 19% a sua gasolina nas refinarias na semana passada, mas afirmou que a alta volatilidade está sendo monitorada, o que não permite à companhia antecipar alterações nas cotações.

“Nos últimos dias, observamos redução dos níveis de preços internacionais de derivados, seguida de forte aumento no dia de ontem. A Petrobras tem sensibilidade quanto aos impactos dos preços na sociedade e mantém monitoramento diário do mercado nesse momento desafiador e de alta volatilidade, não podendo antecipar decisões sobre manutenção ou ajustes de preços”, disse.

A nota foi divulgada após o presidente Jair Bolsonaro ter cobrado a Petrobras sobre uma redução nas cotações, depois de o Brent ter ficado abaixo de 100 dólares mais cedo esta semana. Ele também falou sobre a “possibilidade” de substituição do CEO da empresa, o general da reserva Joaquim Silva e Luna.

“Seguimos em ambiente de muita incerteza, com aumento na demanda por combustíveis no mundo, num momento em que os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia impactam a oferta… o que reforça a importância de que os preços no Brasil permaneçam alinhados ao mercado global para assegurar a normalidade do abastecimento e mitigar riscos de falta de produto”, disse a Petrobras.

GPA (PCAR3)

O grupo varejista GPA  anunciou, nesta quinta-feira (17), que a companhia será agora liderada por Marcelo Pimentel, sucedendo Jorge Faiçal, que está deixando a presidência-executiva.

Pimentel chega após deixar a comando a rede de lojas de moda Marisa e após ter sido executivo do grupo Drogaria São Paulo e Walmart no país.

“O GPA passará a contar com a liderança de Marcelo Pimentel”, afirmou a companhia em fato relevante, acrescentando que a saída de Faiçal se deu após a conclusão da transição da bandeira Extra.

Cyrela (CYRE3)

A Cyrela divulgou nesta quinta-feira lucro líquido de 218 milhões de reais para o quarto trimestre, queda de 16,7% sobre o resultado de um ano antes, em meio à desaceleração sentida pelo mercado imobiliário do país por conta da alta dos juros e inflação.

A Cyrela apurou uma geração de caixa de 100 milhões de reais de outubro ao fim de dezembro ante 439 milhões no mesmo período de 2020.

A receita líquida somou 1,32 bilhão de reais, avanço de 25% na mesma comparação.

Com Reuters

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas