Preços ao produtor nos EUA sobem em fevereiro

Nos 12 meses até janeiro, o índice registrou alta de 10%, após avanço similar em janeiro

Os preços ao produtor nos Estados Unidos subiram em fevereiro, e mais altas são prováveis em meio ao aumento dos custos do petróleo e de outras commodities depois da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,8% depois de alta de 1,2% em janeiro, informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira.

Nos 12 meses até janeiro, o índice registrou alta de 10%, após avanço similar em janeiro.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,9% do índice no mês e de 10,0% no ano. Os dados não capturam o salto nos preços do petróleo e de outras commodities, como trigo, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.

A inflação tem superado a meta de 2% do Federal Reserve, que deve começar a elevar os juros na quarta-feira. Economistas preveem até sete altas neste ano.

Os preços do petróleo dispararam mais de 30%, com o Brent atingindo máxima de 139 dólares o barril, maior nível desde 2008, antes de recuar e ser negociado abaixo de 100 dólares nesta terça-feira.

“A inflação nos EUA vai acelerar durante a primeira metade deste ano e quase certamente avançará ainda no terceiro trimestre, se não no quarto”, disse Chris Low, economista-chefe do FHN Financial.

Na semana passada, o governo informou que a alta dos preços ao consumidor acelerou em fevereiro, com a inflação anual na máxima em 40 anos.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas