Rússia alerta que pode ser forçada a pagar dívida em rublos devido a sanções

O Ministério das Finanças da Rússia afirmou nesta segunda-feira que aprovou um procedimento temporário para pagar a dívida em moeda estrangeira, mas alertou que os pagamentos serão feitos em rublos se as sanções impedirem os bancos de honrar as dívidas na moeda em que foram emitidas.

Sanções ocidentais devido aos eventos na Ucrânia bloquearam a Rússia de partes importantes dos mercados financeiros globais, provocando sua pior crise econômica desde a queda da União Soviética, em 1991.

“Afirmações de que a Rússia não pode cumprir suas obrigações da dívida soberana não são verdade”, disse o ministro das Finanças, Anton Siluanov, em comunicado. “Temos os fundos necessários para cumprir nossas obrigações.”

O governo deve pagar 117 milhões de dólares em dois de seus títulos denominados em dólares na quarta-feira.

O ministério disse que aprovou um procedimento temporário para permitir que os bancos façam pagamentos em moeda estrangeira, mas disse que a possibilidade desses pagamentos avançarem depende das sanções.

Vários bancos russos foram banidos da rede de pagamentos internacionais SWIFT, dificultando os esforços para tirar dinheiro da Rússia.

Se não forem possíveis, o ministério disse que fará os pagamentos de eurobônus em rublos, o que equivale a um calote. Nas últimas semanas o rublo despencou a mínimas recordes.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas