Ibovespa recua com investidores atentos aos desdobramentos da guerra

O principal índice da B3 tem baixa de 1,22% aos 110.352 pontos

Depois de abrir em alta, o Ibovespa mudou de direção e opera em campo negativo nesta segunda-feira (14).

Às 13h20, o principal índice da B3 tinha baixa de 1,22% aos 110.352 pontos.

Em Nova York, os índices futuros registram sinais distintos. O S&P 500 recuava 0,18%, Nasdaq futuro opera em baixa de 1,13%, enquanto o Dow Jones futuro sobe 0,51%.

O mercado financeiro repercute os avanços diplomáticos entre Rússia e Ucrânia, com ambos os lados dizendo que dados decisivos estão sendo feitos para acabar com o conflito. Hoje, novas negociações acontecem em uma tentativa de um cessar-fogo.

Assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak afirmou nesta segunda-feira que as negociações com a Rússia estão em andamento, embora difíceis. A avaliação foi apresentada em publicação no Twitter após uma nova rodada de conversas entre autoridades dos dois lados do conflito.

Podolyak atribuiu as divergências às diferenças nos sistemas políticos dos dois países. “O (sistema) da Ucrânia (visa) diálogo livre dentro da sociedade e um consenso obrigatório. O da Rússia é um ultimato de supressão da própria sociedade”, escreveu.

Esta semana será marcada pela reunião do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que acontecerá na quarta-feira (16), dando o início do aperto monetário por lá. O consenso do mercado aposta em uma alta de 0,25pp.

Aqui no Brasil, o mercado elevou com força as perspectivas para a inflação neste ano acima de 6% e passou a ver maior aperto monetário, na esteira da elevação dos preços dos combustíveis e antes da reunião de política monetária do Banco Central esta semana.

A pesquisa Focus divulgada pelo BC nesta segunda-feira mostrou que os especialistas consultados aumentaram a projeção para a alta do IPCA este ano a 6,45%, de 5,65% na semana anterior, muito acima do teto da meta, de 5,0%.

A conta para 2023 também subiu e chegou a 3,70%, de 3,51% antes. O centro da meta oficial para a inflação em 2022 é de 3,5% e para 2023 é de 3,25%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Lembrando que esta semana haverá reunião do Banco Central, com expectativas de uma alta da Selic entre 1pp a 1,25 pp. A decisão sai na quarta-feira.

No campo corporativo, a Gol (GOLL4) divulgou nesta segunda-feira (14) um prejuízo líquido para o quarto trimestre de 2021 de 2,8 bilhões de reais, maior do que o prejuízo de 466 milhões de reais projetado por analistas em pesquisa do Eikon, da Refinitiv.

resultado compara-se a um lucro líquido de 59,4 milhões de reais registrado no mesmo período do ano anterior.

A receita líquida subiu 54,5% em comparação anual, para 2,92 bilhões de reais, ligeiramente acima da estimativa de analistas de 2,87 bilhões de reais.

Com Reuters e Estadão Conteúdo

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas