Compass assina potencial venda de fatias em outras 5 distribuidoras da Gaspetro

Nesta semana, a Compass havia divulgado promessa de alienação de participação em até sete distribuidoras da Gaspetro

A Compass Gás e Energia, uma subsidiária do grupo Cosan, informou nesta sexta-feira que assinou novo contrato com um terceiro para a alienação da potencial participação a ser detida pela companhia em outras cinco distribuidoras de gás natural, nas quais a Gaspetro detém fatias minoritárias.

Nesta semana, a Compass havia divulgado promessa de alienação de participação em até sete distribuidoras da Gaspetro.

“A eficácia de tal instrumento, bem como a conclusão da aquisição de 51% do capital social da Gaspetro pela Compass, estão sujeitas ao cumprimento de diversas condições suspensivas que incluem, mas não se limitam, à aprovação pelos órgãos competentes”, disse a Compass em fato relevante nesta sexta-feira.

No início da semana, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou que sua superintendência-geral aprovou, sem restrições, a aquisição da fatia majoritária da Petrobras na Gaspetro pela Compass.

Mas a Abrace, associação que representa grandes consumidores de gás natural, disse que entraria com recurso contra a aprovação, avaliando que a decisão do órgão poderia levar à substituição do antigo monopólio nacional por um modelo com “enorme” poder de mercado verticalizado e horizontalizado no setor.

A Gaspetro é uma holding que detém participação societária em 18 companhias de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil, o que deve permitir um avanço do conglomerado Cosan no setor –o grupo já atua na produção de açúcar e etanol, além da distribuição de combustíveis e de gás, entre outros negócios.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas