“Já se fala na gasolina a R$ 8”, diz especialista em commodities

Gilberto Cardoso destacou que se a cadeia de suprimento repassar diretamente para o público final, podemos encontrar  problemas de destruição de demanda.

Nesta quinta-feira (10), a Petrobras anunciou que elevará os preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina devem subir quase 19%, na esteira dos ganhos nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.

O especialista em commodities da OHMresearch, Gilberto Cardoso, destacou que há cálculos que estimam o valor da gasolina em mais de R$8. Cardoso explicou que vai depender de quanto a cadeia de suprimentos pode absorver esse aumento sem repassar diretamente ao consumidor.

Portanto, o especialista de commodities afirmou que se a cadeia de suprimento repassar diretamente para o público final, podemos encontrar problemas de destruição de demanda. “Muitos vão deixar o carro de lado e optar por outras soluções porque começa a afetar a demanda”. 

Nesse sentido, Cardoso disse que os jogadores da cadeia vão tentar reduzir ao máximo ao invés de repassar esse valor, que será realmente muito caro. “Se repassar de fato diretamente para o consumidor eu acho que a inflação do Brasil ficará sob pressão, assim como acabou de sair”, finalizou o especialista em commodities.

Confira a análise na íntegra:

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas