Quando o Banco Central divulgou que havia cerca de R$ 8 bilhões ‘perdidos’ em instituições financeiras, brasileiros acabaram criando expectativas sobre o valor a ser resgatado, mas alguns acabaram se deparando com centavos.
Antes do valor ser divulgado, o site do BC chegou a apresentar instabilidades por conta do alto acesso, fazendo com que a autarquia criasse uma nova página no dia 7 de fevereiro.
Após o cadastro, os cidadãos puderam saber se tinham ou não algum “dinheiro esquecido” nos bancos a partir do último dia 14. Mas foi só na segunda-feira (7) que a autarquia divulgou quanto cada pessoa possuia para resgate, além de agendar a retirada do valor.
Com isso, diversas pessoas acabaram se frustrando com uma quantia, que, em alguns casos, chegaram a centavos.
Nas redes sociais, internautas contaram as suas histórias de decepção. “Meu pai está rico. Obrigada, Banco Central”, ironizou um deles.
Valores a receber bcb deixou na espectativa a minha avó por causa de um centavo. 0,01 centavo.
— Daniel Freitas (@Daniel_1701) March 7, 2022
Eu tô rindo tanto dessa palhaçada do banco central nesse valores a receber o povo recebendo centavos vei me poupe!
— SNIXX DO SERTÃO (@Papokittaa) March 7, 2022
#valoresareceber #bcb #dinheiroesquecido o banco esqueceu de devolver um centavo e o bc me fez esperar desde o dia 14 de fevereiro para saber o que tinha para receber . pic.twitter.com/ZiuBosi6Pm
— Daniel Freitas (@Daniel_1701) March 8, 2022
Meu pai está rico graças ao “valores a receber”. Obrigada, Banco Central 🙏🏻🤡 pic.twitter.com/D4knups57h
— Mari (@marianapalaio) March 7, 2022
minha vó: vou ficar rica com esse valores a receber
— @nunesss (@arrobanunesss) March 9, 2022
o valor: pic.twitter.com/oBPiZLAgdK
rindo com respeito da minha vó que fez planos e mais planos para o dinheiro que o banco central vai liberar e ficou sabendo que o que tem pra receber é 50 centavos
— ô raimunda (@raimun_dix) March 9, 2022
Minha mãe que me acordou hoje 5h da manhã pra ver no banco central quanto de dinheiro ela tinha pra resgatar
— Cout (@Cout_ma) March 9, 2022
Era 0,51 centavos
CALENDÁRIO
A partir de segunda-feira (7) e 14 de março, apenas os brasileiros nascidos antes de 1968, e empresas criadas antes desta data, poderão realizar a consulta e agendar o saque. O prazo para este grupo se encerra na sexta (11), com repescagem no sábado (12).
No dia 14 de março, os nascidos entre 1968 e 1983, ou empresas criadas neste período, poderão realizar o procedimento, com repescagem no sábado seguinte (19).
Já entre 21 a 25 de março, os nascidos após 1983, ou empresas criadas a partir de então, realizarão a consulta. A repescagem será em 26 de março.
Vale lembrar que, para realizar a consulta e agendar o saque é preciso ter uma conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br.
No entanto, o cidadão que perder o prazo citado acima não precisa se preocupar. Segundo o Banco Central, o direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até a pessoa solicitar o saque.
Em maio, uma nova rodada de consulta será disponibilizada.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.