‘Tinha centavos’: brasileiros se decepcionam com “dinheiro esquecido” em bancos

Na segunda-feira (7), o Banco Central divulgou quanto cada pessoa possuia para resgate, além de agendar a retirada do valor

Quando o Banco Central divulgou que havia cerca de R$ 8 bilhões ‘perdidos’ em instituições financeiras, brasileiros acabaram criando expectativas sobre o valor a ser resgatado, mas alguns acabaram se deparando com centavos.

Antes do valor ser divulgado, o site do BC chegou a apresentar instabilidades por conta do alto acesso, fazendo com que a autarquia criasse uma nova página no dia 7 de fevereiro.

Após o cadastro, os cidadãos puderam saber se tinham ou não algum “dinheiro esquecido” nos bancos a partir do último dia 14. Mas foi só na segunda-feira (7) que a autarquia divulgou quanto cada pessoa possuia para resgate, além de agendar a retirada do valor.

Com isso, diversas pessoas acabaram se frustrando com uma quantia, que, em alguns casos, chegaram a centavos.

Nas redes sociais, internautas contaram as suas histórias de decepção. “Meu pai está rico. Obrigada, Banco Central”, ironizou um deles.

CALENDÁRIO

A partir de segunda-feira (7) e 14 de março, apenas os brasileiros nascidos antes de 1968, e empresas criadas antes desta data, poderão realizar a consulta e agendar o saque. O prazo para este grupo se encerra na sexta (11), com repescagem no sábado (12).

No dia 14 de março, os nascidos entre 1968 e 1983, ou empresas criadas neste período, poderão realizar o procedimento, com repescagem no sábado seguinte (19).

Já entre 21 a 25 de março, os nascidos após 1983, ou empresas criadas a partir de então, realizarão a consulta. A repescagem será em 26 de março.

Vale lembrar que, para realizar a consulta e agendar o saque é preciso ter uma conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br. 

No entanto, o cidadão que perder o prazo citado acima não precisa se preocupar. Segundo o Banco Central, o direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até a pessoa solicitar o saque.

Em maio, uma nova rodada de consulta será disponibilizada.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas