A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (7) o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022. O prazo para envio da documentação será mais curto e irá até o dia 29 de abril. Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 34,1 milhões de declarações neste ano, número próximo ao registrado em 2021, quando o Fisco recebeu 34.168.569 documentos.
O valor da multa para quem não fizer a declaração dentro do prazo é de R$165,74, podendo variar de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.
Para ter acesso à declaração, o contribuinte pode fazer o download no site da Receita Federal.
O documento pré-preenchido pode ser feito a partir do dia 15 de março. Esse processo tem como objetivo agilizar o preenchimento do documento.
Neste ano, uma das novidades é poder receber a restituição via Pix e a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, na qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de os enviar ao Fisco.
Vale ressaltar também que se a pessoa física tiver uma renda tributável anual acima de R$ 28.559,70, é obrigatória a declaração.
Cronograma de Restituição do Imposto de Renda 2022
A restituição será realizada em cinco lotes, entre os meses de maio e setembro.
- 1º lote – 31 de maio
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 29 de julho
- 4º lote – 31 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
No primeiro lote irão receber as pessoas que possuem prioridade legal, como os idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e ainda pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Após isso, nos demais lotes, as restituições serão pagas seguindo a sequência da data de envio da declaração.
Para saber quais os documentos são necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022, clique aqui.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.
