Ibovespa recua nesta sexta; PIB, Payroll e guerra na Ucrânia estão no radar

O principal índice da B3 tem queda de 0,96% aos 114.082 pontos

O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (4), com os investidores atentos à guerra na Ucrânia e aos dados de emprego divulgados nos EUA há pouco.

Às 15h06 o principal índice da B3 tinha queda de 0,96% aos 114.082 pontos.

O mercado segue atento ao conflito na Ucrânia. Após bombeiros conterem o fogo que se alastrou em parte da usina nuclear de Zaporizhzhia, autoridades do país confirmaram que tropas russas assumiram o controle do local na manhã desta sexta-feira, 4 (madrugada em Brasília).

Apesar de cidades estratégicas estarem sob cerco russo e embates continuarem ocorrendo pelo país, o 9° dia de conflito começou com uma redução de tensões, após o incidente não ter escalado para uma catástrofe nuclear. A usina é a maior da Europa.

Entre os indicadores mais importantes do dia, os Estados Unidos criam 678 mil empregos em fevereiro, segundo o Payroll.

O dado, divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Bureau of Labor Statistics, veio acima das expectativas dos analistas, que esperavam cerca de 400 mil novas vagas não agrícolas em janeiro.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões.

O crescimento foi puxado pelas altas nos serviços (4,7%) e na indústria (4,5%), que juntos representam 90% do PIB. Por outro lado, a agropecuária recuou 0,2% no ano passado.

Com Estadão Conteúdo

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas