Bolsas em queda após ataque à usina, Payroll e o que move o mercado hoje

A agenda econômica brasileira tem como destaque o Produto Interno Bruto (PIB) do 4T21

Os mercados mundiais operam em queda na manhã desta sexta-feira (4), impactados pelo ataque russo à maior usina nuclear da Europa, localizada na Ucrânia.

Os índices futuros dos Estados Unidos apresentam perdas, seguindo o ritmo das Bolsas europeias. Além disso, o mercado asiático fechou em baixa, com Nikkei em queda de -2,23% em Tóquio, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng recuou -2,50%.

Em Seul, o Kospi perdeu -1,22% e em Taiwan, o Taiex caiu -1,10%. Na China, o Xangai teve baixa -0,96% e o Shenzhen queda de -1,28%.

O bombardeio na cidade Zaporizhzhia, na Ucrânia, ocorreu na noite de quinta-feira (3) – início da manhã no horário local. Apesar dos rumores de uma possível elevação na radiação no entorno da usina, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, sigla em português) informou que não há registros do aumento de radioatividade no local.

Segundo a agência de notícias russa RIA-Novosti, o chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, pediu para o ataque ser interrompido, a fim de impedir o impacto radioativo. Após o ocorrido, o Serviço de Emergência da Ucrânia informou que os níveis de radiação e do incêndio estavam “dentro dos limites normais”.

Em relação aos indicadores internacionais, o destaque nesta sexta-feira fica para os dados de emprego nos Estados Unidos. Às 10h30 (horário de Brasília), o mercado aguardará a divulgação do relatório Payroll de fevereiro.

Na alemanha, as exportações caíram 2,8% em janeiro em relação a dezembro e as importações recuram 4,2%.

BRASIL

No cenário doméstico, a agenda econômica brasileira tem como destaque o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2021, que será divulgado às 9h pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na política, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participará da cerimônia de início do novo contrato de concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos, ao lado de Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura do Brasil.

Veja a agenda do dia:

HoraRegiãoEvento
8hBrasilIPC-S Capitais
9hBrasilPIB 4T21
10h30BrasilBolsonaro em cerimônia do contrato da concessão das rodovias
10h30EUARelatório de empregos – Payroll (Fevereiro)

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas