Reunião entre Rússia e Ucrânia, PMIs e o que move o mercado hoje

A agenda econômica brasileira segue amena, com divulgação dos dados do PMI Industrial e balança comercial de fevereiro

Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda na manhã desta quinta-feira (3), com o avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia. Hoje, há esperanças de um cessar-fogo na segunda rodada da reunião dos representantes dos dois países. 

Indo na contramão do pré-mercado dos EUA, as Bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta. O índice japonês Nikkei subiu 0,70% em Tóquio hoje, a 26.577,27 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 0,55% em Hong Kong, a 22.467,34 pontos.

O sul-coreano Kospi teve ganho de 1,61% em Seul, a 2.747,08 pontos, e o Taiex registrou alta de 0,37% em Taiwan, a 17.934,40 pontos.

Já na China continental, o Xangai Composto recuou 0,09%, a 3.481,11 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,83%, a 2.294,08 pontos, após pesquisa da IHS Markit e da Caixin Media mostrar queda do PMI de serviços chinês em fevereiro a 50,2, o menor nível em seis meses.

Ainda no cenário internacional, ontem o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que está inclinado a apoiar um aumento de 25 pontos base em março, o que amenizou preocupações com a possibilidade de uma alta de juros mais agressiva.

Hoje, a atenção do mercado norte-americano estará na divulgação dos pedidos de auxílio-desemprego, além dos dados do PMI e pedido de bens duráveis.

BRASIL

No cenário doméstico, as empresas ligadas a commodities continuam apresentando altas e puxando o Ibovespa para cima, mesmo quando os índices externos apresentam fraqueza.

A Vale (VALE3) subiu 8% na quarta-feira (2), apesar do dia ter uma sessão mais curta por conta do feriado, junto com outras mineradoras e siderúrgicas.

Com o petróleo alcançando US$ 115 o barril, Petrobras (PETR4) se beneficiou, mas foi a 3R Petroleum (RRRP3) que se destacou, disparando quase 13% ontem.

A agenda econômica brasileira segue amena, com divulgação dos dados do PMI Industrial e balança comercial de fevereiro, além do fechamento do IPC-S.

RADAR CORPORATIVO

Hospital Mater Dei (MATD3) celebrou contrato de compra e venda de participação representativa entre 75% e 80% do Hospital e Maternidade Santa Clara, localizado em Uberlândia (MG).

Dexco (DXCO3) concluiu a aquisição de 100% do capital social da Castellato, que atua no segmento premium de pisos e revestimentos de concreto arquitetônico.

E a BR Malls (BRML3) vendeu 30% da sua participação no Center Shopping Uberlândia, localizado em Minas Gerais, para os sócios atuais.

Veja a agenda do dia:

HoraRegiãoEvento
8hBrasilIPC-S
10hBrasilPMI industrial IHS Markit
10h30EUAPedidos de seguro-desemprego
11h45EUAPMI composto IHS Markit
14h30BrasilFluxo cambial semanal
15hBrasilBalança comercial

(Com informações do Estadão Conteúdo)

 Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas