Em entrevista exclusiva à BM&C News, Emanuel Pessoa, especialista em direito econômico internacional, comentou sobre a possibilidade da Ucrânia entrar para a União Europeia e a atuação do presidente Volodymyr Zelensky em conseguir apoio militar.
“É uma tentativa dele de forçar apoio militar e, evidentemente, ele sabe que conquista apoio politico, porque os cidadãos desses países vão pressionar seus governos e isso vai ajudá-lo a fortalecer a sua posição”, disse.
O especialista explicou que colocando países que pertencem ao bloco da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) com outro de fora, colocaria imediatamente a Organização na guerra. Lembrando que a Ucrânia não pertence à Otan.
“Se o Zelensky entra na União Europeia pelo tratado, significa que ele sendo agredido, isso é um agressão a todos os países da União Europeia. Isso significa que os países da União Europeia seriam obrigados a declarar guerra a Rússia”, ressaltou.
Emanuel pontuou que esta é uma estratégia de Zelensky para arrastar Estados Unidos, Grã-Bretanha e França para o conflito militar.
Além disso, Emanuel comentou sobre o jato que a Polônia iria enviar para ajudar a Ucrânia e que foi negado. “Esses países deram para trás porque a Eslováquia disse que não tinha jatos suficientes nem para patrulhar seu espaço aéreo a Polônia não disse nada”, disse.
O especialista acrescentou que a Rússia disse que qualquer jato e equipamento dessa mesma natureza que venha da Otan e que mate tropas russas será considerado como um ato de agressão da própria Otan.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.